Como Aliviar A Dor De Cabeça No Perodo Menstrual?

Como aliviar a dor de cabeça no perodo menstrual

Então, seu período pode não ser lá tão legal. Você tem TPM, cólicas agonizantes e dores no corpo, inchaço, desejos e, é claro, sangramento. Pode ficar pior? Bem, sim. Você também pode ter que lidar com uma dor de cabeça na menstruação.

Ok, mas como me livrar da minha?

A dor da enxaqueca menstrual geralmente começa aos poucos e pode tornar-se intensa em algumas horas ao ponto de prejudicar a realização das atividades diárias. Algumas vezes, sensações como formigamentos, ver pontos luminosos, dificuldade para enxergar ou ouvir podem ocorrer antes ou durante a dor e geralmente melhoram em menos de 1 hora. 

Por fim, a ginecologista finaliza dizendo: “Se você tiver interesse em tratar a enxaqueca com o hormônio e parar a sua menstruação, essa é uma boa opção de tratamento, mas lembrando não é a única, e é preciso que você faça acompanhamento conjunto também com outros profissionais, principalmente o neurologista”.

Além da questão da busca pelo cessar a menstruação, não deixe de ver esse problema como algo maior, como algo que precisa de uma avaliação multidisciplinar. “Uma avaliação com o neurologista. Eventualmente, você vai precisar de atenção de um nutricionista, você pode precisar de um educador físico para te ajudar a fazer exercícios, acupuntura, enfim, são abordagens diversas que vão atuar para que você não tenha tanta dor de cabeça. É importante prestar atenção nesses gatilhos e não esquecer de a partir do momento que você está tendo essas dores de cabeça, começar já antes a se medicar, sem exagero”.

Por que algumas mulheres ficam com dores de cabeça menstruais?

Por que algumas mulheres ficam com dores de cabeça menstruais?

Nós, mulheres, bem sabemos o quanto sofremos durante a TPM e a menstruação! Além de alterações drásticas no humor, temos que lidar com dores pelo corpo todo, desde dores musculares (nas costas, lombar, pernas, e outras regiões) até as dores das cólicas¹, sem falar nos engraçadinhos que aparecem para nos chamar de dramáticas. No meio disso tudo, ainda está aquela danada da dor de cabeça, interferindo em nossas atividades e rotina.

Ela pode ser um pouco diferente de uma dor de cabeça ou enxaqueca normal. As dores menstruais podem variar de leves a intensas, segundo Talebian, e tendem a começar de um lado da cabeça antes de se espalhar (os médicos não sabem por que isso acontece, ela diz).

♥ Por que sentimos dor de cabeça durante o período menstrual?

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com um neurologista ou clínico geral.

“Próximo da época da menstruação ocorre um declínio do estrogênio, que é um dos hormônios que são produzidos no nosso ovário, e isso faz com que no nosso cérebro aconteça a questão da dor. Por isso que gestantes, por exemplo, ou mulheres que já entraram na menopausa, que não tem essa variação hormonal, sentem a cura dessa dor de cabeça. Não é porque elas não estão menstruando”.

Os remédios mais indicados para enxaqueca menstrual são os anti-inflamatórios ou os triptanos, que geralmente ajudam a aliviar a dor durante os episódios. Além disso, pode ser recomendado o uso destes medicamentos no período menstrual cerca de 2 dias antes do início até ao 1º ou 3º dia da menstruação, como forma de prevenir que a dor ocorra. 

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

Acompanhe o Papo de Mãe nas redes sociais:

O tratamento geralmente é feito com a orientação de um neurologista ou ginecologista, e pode envolver medicamentos, como anti-inflamatórios, triptanos e anticoncepcionais. Algumas alternativas naturais como o chá de gengibre também podem ser utilizadas, mas não substituem o tratamento orientado pelo médico. Além disso, outras medidas como dormir e alimentar-se regularmente também são importantes. 

A Dra. Ligia Santos, ginecologista e obstetra, conta que a dor de cabeça é uma doença que é muito prevalente, sendo ainda mais nas mulheres. Isso ocorre justamente porque as mulheres possuem uma variação hormonal. Porém, a médica explica que essa dor não tem relação com a quantidade de hormônio, mas ocorre por conta dessa variação.

Se você toma pílula, pode evitar as dores de cabeça simplesmente tomando pílulas durante o período menstrual. Mas sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer alteração no seu regime de medicação.

Quer receber novidades de Buscofem®?

O principal fator que contribui com o seu surgimento é a redução dos níveis de estrogênio durante o período menstrual, que também é responsável pelos sintomas da TPM, como irritabilidade e cólicas. Por isso, além de medicamentos para enxaqueca como anti-inflamatórios e triptanos, os contraceptivos hormonais também podem ser indicados. Entenda os principais sintomas da TPM e como aliviar.

Alguma boa notícia? No segundo ou terceiro dia da menstruação, esse problema periódico costuma desaparecer, segundo Minkin. Mas até lá, pode ajudar saber se é uma dor de cabeça relacionada à menstruação e como aliviar seu desconforto.

Outros fatores potenciais que podem jogar em dores de cabeça do período? “Desidratação, perda de sangue (especialmente se você estiver anêmica) e falta de sono”, observa Talebian.

Como é feito o tratamento

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

A dor de cabeça no período menstrual é conhecida como migrânea menstrual ou ainda cefaleia menstrual². Senti-la, tanto no período pré-menstrual quanto na dismenorreia, é muito comum. Mas, cuidado para não confundi-la com cefaleias não menstruais, que são causadas por outros motivos ¹.

♥ Como diferenciar a cefaleia menstrual das demais?

Existem medicamentos de vários tipos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Porém, lembre-se que se automedicar é errado. Mesmo os melhores medicamentos para controlar dores, como - não só as dores de cabeça - as dores gerais provocadas pela menstruação, podem gerar efeitos colaterais quando usados indiscriminadamente.

Ligia indica que no caso da dor de cabeça ligada à menstruação entre 2, 3 dias antes, a mulher já pode começar a tomar um tipo de analgésico, um anti-inflamatório para não ter esse problema. Mudanças no estilo de vida e alimentação também fazem diferença.

O primeiro passo é a prevenção. Mantenha-se hidratada, descanse um pouco e certifique-se de ter bastante horas de sono. “Se você sabe que a dor de cabeça tende a vir com a menstruação, tente começar a tomar analgésicos como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno alguns dias antes”, Talebian sugere. Esses remédios vão ajudar a combater a inflamação. Tome-os conforme necessário, com alimentos (para evitar transtornos no estômago e desenvolvimento de úlceras) e siga a dosagem recomendada na parte de trás da caixa.

É normal sentir dor de cabeça no período menstrual?

Alguns dias antes do início da menstruação você começa a sentir enjoo, mal estar, dores de cabeça e intolerância à luz e ao barulho. O que muitas mulheres não sabem é que esses sintomas são uma consequência de uma enxaqueca catamenial - dor de cabeça que ocorre durante o ciclo menstrual.

É normal ficar enjoada na TPM?

É normal sentir enjoo e náusea na TPM? Embora seja raro a TPM causar náuseas e enjoos, algumas mulheres podem sim sofrer com esse sintoma na TPM (Tensão Pré-Menstrual). Os enjoos causados pela TPM podem surgir em qualquer momento do dia, mas não costumam provocar vômitos.

O que causa enxaqueca no período menstrual?

Isso porque, na realidade, o que causa as crises enxaquecosas são as variações hormonais durante o ciclo da mulher. São essas mudanças nos níveis de hormônios que servem como gatilhos para a TPM e enxaqueca, aumentando o estresse, oscilações de humor e as dores de cabeça no período menstrual.

Porque sentimos dor de cabeça na menstruação?

Isso porque, na realidade, o que causa as crises enxaquecosas são as variações hormonais durante o ciclo da mulher. São essas mudanças nos níveis de hormônios que servem como gatilhos para a TPM e enxaqueca, aumentando o estresse, oscilações de humor e as dores de cabeça no período menstrual.

O que causa enxaqueca na menstruação?

Isso porque, na realidade, o que causa as crises enxaquecosas são as variações hormonais durante o ciclo da mulher. São essas mudanças nos níveis de hormônios que servem como gatilhos para a TPM e enxaqueca, aumentando o estresse, oscilações de humor e as dores de cabeça no período menstrual.

Como melhorar enjoo de TPM?

Antieméticos, como Dimenidrinato ou Bromoprida, podem ser úteis no controle de enjoos, que muitas mulheres podem apresentar nesta fase; Antidepressivos, como Sertralina e Fluoxetina, tratam os sintomas emocionais da TPM, que na maioria são tristeza, irritabilidade, insônia e ansiedade.

É possível ter enjôo antes da menstruação?

A síndrome da tensão pré-menstrual ou síndrome disfórica pré-menstrual pode estar associadas a alterações do humor, dores de cabeças, sintomas neurológicos como alteração do sono, taquicardia, náuseas e vômitos, diarreia, constipação intestinal, etc.

Qual hormônio causa enxaqueca?

2. Uso de hormônios. A elevação do estrogênio no organismo pode provocar enxaqueca, por isso algumas mulheres desenvolvem quadros de enxaqueca durante a realização de tratamentos hormonais, como uso de anticoncepcional em forma de pílula, injetáveis, anéis vaginais ou implantes de hormônios na pele.

Quais são as principais causas da enxaqueca?

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.