Então, seu período pode não ser lá tão legal. Você tem TPM, cólicas agonizantes e dores no corpo, inchaço, desejos e, é claro, sangramento. Pode ficar pior? Bem, sim. Você também pode ter que lidar com uma dor de cabeça na menstruação.
A dor da enxaqueca menstrual geralmente começa aos poucos e pode tornar-se intensa em algumas horas ao ponto de prejudicar a realização das atividades diárias. Algumas vezes, sensações como formigamentos, ver pontos luminosos, dificuldade para enxergar ou ouvir podem ocorrer antes ou durante a dor e geralmente melhoram em menos de 1 hora.
Por fim, a ginecologista finaliza dizendo: “Se você tiver interesse em tratar a enxaqueca com o hormônio e parar a sua menstruação, essa é uma boa opção de tratamento, mas lembrando não é a única, e é preciso que você faça acompanhamento conjunto também com outros profissionais, principalmente o neurologista”.
Além da questão da busca pelo cessar a menstruação, não deixe de ver esse problema como algo maior, como algo que precisa de uma avaliação multidisciplinar. “Uma avaliação com o neurologista. Eventualmente, você vai precisar de atenção de um nutricionista, você pode precisar de um educador físico para te ajudar a fazer exercícios, acupuntura, enfim, são abordagens diversas que vão atuar para que você não tenha tanta dor de cabeça. É importante prestar atenção nesses gatilhos e não esquecer de a partir do momento que você está tendo essas dores de cabeça, começar já antes a se medicar, sem exagero”.
Nós, mulheres, bem sabemos o quanto sofremos durante a TPM e a menstruação! Além de alterações drásticas no humor, temos que lidar com dores pelo corpo todo, desde dores musculares (nas costas, lombar, pernas, e outras regiões) até as dores das cólicas¹, sem falar nos engraçadinhos que aparecem para nos chamar de dramáticas. No meio disso tudo, ainda está aquela danada da dor de cabeça, interferindo em nossas atividades e rotina.
Ela pode ser um pouco diferente de uma dor de cabeça ou enxaqueca normal. As dores menstruais podem variar de leves a intensas, segundo Talebian, e tendem a começar de um lado da cabeça antes de se espalhar (os médicos não sabem por que isso acontece, ela diz).
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com um neurologista ou clínico geral.
“Próximo da época da menstruação ocorre um declínio do estrogênio, que é um dos hormônios que são produzidos no nosso ovário, e isso faz com que no nosso cérebro aconteça a questão da dor. Por isso que gestantes, por exemplo, ou mulheres que já entraram na menopausa, que não tem essa variação hormonal, sentem a cura dessa dor de cabeça. Não é porque elas não estão menstruando”.
Os remédios mais indicados para enxaqueca menstrual são os anti-inflamatórios ou os triptanos, que geralmente ajudam a aliviar a dor durante os episódios. Além disso, pode ser recomendado o uso destes medicamentos no período menstrual cerca de 2 dias antes do início até ao 1º ou 3º dia da menstruação, como forma de prevenir que a dor ocorra.
O tratamento geralmente é feito com a orientação de um neurologista ou ginecologista, e pode envolver medicamentos, como anti-inflamatórios, triptanos e anticoncepcionais. Algumas alternativas naturais como o chá de gengibre também podem ser utilizadas, mas não substituem o tratamento orientado pelo médico. Além disso, outras medidas como dormir e alimentar-se regularmente também são importantes.
A Dra. Ligia Santos, ginecologista e obstetra, conta que a dor de cabeça é uma doença que é muito prevalente, sendo ainda mais nas mulheres. Isso ocorre justamente porque as mulheres possuem uma variação hormonal. Porém, a médica explica que essa dor não tem relação com a quantidade de hormônio, mas ocorre por conta dessa variação.
Se você toma pílula, pode evitar as dores de cabeça simplesmente tomando pílulas durante o período menstrual. Mas sempre consulte seu médico antes de fazer qualquer alteração no seu regime de medicação.
O principal fator que contribui com o seu surgimento é a redução dos níveis de estrogênio durante o período menstrual, que também é responsável pelos sintomas da TPM, como irritabilidade e cólicas. Por isso, além de medicamentos para enxaqueca como anti-inflamatórios e triptanos, os contraceptivos hormonais também podem ser indicados. Entenda os principais sintomas da TPM e como aliviar.
Alguma boa notícia? No segundo ou terceiro dia da menstruação, esse problema periódico costuma desaparecer, segundo Minkin. Mas até lá, pode ajudar saber se é uma dor de cabeça relacionada à menstruação e como aliviar seu desconforto.
Outros fatores potenciais que podem jogar em dores de cabeça do período? “Desidratação, perda de sangue (especialmente se você estiver anêmica) e falta de sono”, observa Talebian.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A dor de cabeça no período menstrual é conhecida como migrânea menstrual ou ainda cefaleia menstrual². Senti-la, tanto no período pré-menstrual quanto na dismenorreia, é muito comum. Mas, cuidado para não confundi-la com cefaleias não menstruais, que são causadas por outros motivos ¹.
Existem medicamentos de vários tipos, como analgésicos e anti-inflamatórios. Porém, lembre-se que se automedicar é errado. Mesmo os melhores medicamentos para controlar dores, como - não só as dores de cabeça - as dores gerais provocadas pela menstruação, podem gerar efeitos colaterais quando usados indiscriminadamente.
Ligia indica que no caso da dor de cabeça ligada à menstruação entre 2, 3 dias antes, a mulher já pode começar a tomar um tipo de analgésico, um anti-inflamatório para não ter esse problema. Mudanças no estilo de vida e alimentação também fazem diferença.
O primeiro passo é a prevenção. Mantenha-se hidratada, descanse um pouco e certifique-se de ter bastante horas de sono. “Se você sabe que a dor de cabeça tende a vir com a menstruação, tente começar a tomar analgésicos como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno alguns dias antes”, Talebian sugere. Esses remédios vão ajudar a combater a inflamação. Tome-os conforme necessário, com alimentos (para evitar transtornos no estômago e desenvolvimento de úlceras) e siga a dosagem recomendada na parte de trás da caixa.