Como acabar com a broca do caf? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Atualmente, estudos relatam que a maneira mais eficaz de manter a praga da broca do café sob baixa incidência é a utilização de manejo integrado de pragas (MIP), ou seja, estratégia de controle múltiplo que se fundamenta no monitoramento das populações para tomada de decisão adequada.
Qual a ordem da Broca-do-café?
Hymenoptera
Pertence a ordem Hymenoptera, família Braconidae. O adulto tem vida livre e permanece nos frutos de café somente o tempo necessário para a postura. Em cada fruto recentemente atacado pela broca, coloca um único ovo. As larvas alimentam-se dos ovos, larvas e pupas da broca-do-café (Benassi, 1989).
Como identificar broca do café?
A broca-do-café (Hypothenemus Hampei) é um pequeno besouro e são as fêmeas adultas que atacam a coroa do fruto, os perfuram e ali depositam seus ovos. Elas possuem cerca de 1,7 mm de comprimento e 0,7 mm de largura e seu ciclo de vida tem duração de 22 a 35 dias, seguindo a metamorfose de: ovo>larva>pupa>adulto.
Como pode ser feita a redução do ataque da broca do café?
Controle cultural: A redução do ataque da broca pode ser obtida fazendo-se uma colheita bem feita e um repasse na lavoura, se necessário, para evitar a sobrevivência dessa praga e que passe para os frutos novos da próxima safra.
Como a Embrapa está combatendo a E a broca do café?
A redução do ataque da broca na safra seguinte pode ser obtida fazendo-se uma colheita bem feita no ano em curso. Assim como executar o repasse na lavoura, para evitar que a praga sobreviva nos frutos deixados nos cafeeiros ou caídos no chão.
Como controlar a broca?
Para a broca-pequena-do-fruto, temos duas opções de monitoramento, a inspeção de plantas e o monitoramento de machos com armadilhas contendo feromônio sexual. Para a inspeção de plantas, recomenda-se a amostragem em 60 plantas em 12 pontos do talhão com frequência de duas vezes na semana.
Como deve ser feito o controle da broca do cafeeiro?
O monitoramento da broca pode ser feito por meio da contagem de frutos ou utilizando armadilhas. O monitoramento contando frutos é feito pela avaliação de 20 plantas/hectare, em “zigue-zague”.
Como a Broca-do-café se espalha na plantação?
As fêmeas, após o acasalamento, perfuram a região da coroa, ovipositam em câmaras feitas nas sementes. Após 4 a 10 dias da postura, nascem as larvas passam a broquear as sementes degradando o interior dos frutos de café.
Qual a melhor forma de se prevenir o ataque da broca do cafeeiro?
Evitar que os frutos afetados e remanescentes permaneçam na planta, no solo, nos secadores, nos terreiros de café, nas tulhas e nas máquinas é fundamental para prevenir a contaminação e a sobrevivência da broca-do-café.
Qual o inimigo natural da Broca-do-café?
fungo beauveria bassiana
O fungo beauveria bassiana é um dos principais predadores da broca. O fungo infecta a broca e age antes da penetração da praga no grão de café.
Como acabar com a broca da árvore?
O controle pode ser realizado com a aplicação de inseticidas organofosforados na área danificada. Na fase larval da broca, que ocorre entre os meses de março e setembro, recomenda-se introduzir um arame grosso nos orifícios produzidos pela praga para esmagar as larvas existentes.
Qual veneno para broca?
O recém registrado inseticida Verismo (Nome Técnico: Metaflimizona) é a nova alternativa para o manejo da broca-do-café (Hypothenemus hampei). O inseto é considerado umas das pragas mais agressivas e o principal problema dos cafezais brasileiros, provocando a perda de peso e interferindo na qualidade dos grãos.
Quais os meses e fases fenológicas devem se atentar ao controle da Broca-do-café?
Extrapolando estes resultados para o campo, concluiu-se que, no Brasil, devem ocorrer quatro gerações da broca durante o desenvolvimento dos frutos, entre os meses de dezembro e maio.
Quais a principais pragas e doenças encontrada na produção de mudas de café?
Algumas pragas de importância econômicas que atacam as plantas de café
Quais os meses e fases fenológicas devem se atentar ao controle da broca-do-café?
Extrapolando estes resultados para o campo, concluiu-se que, no Brasil, devem ocorrer quatro gerações da broca durante o desenvolvimento dos frutos, entre os meses de dezembro e maio.
Como tratar a broca da jabuticabeira?
Controle cultural: Deve-se evitar estocar toras e troncos no interior da floresta e nos pátios por mais de 30 dias, para evitar o ataque. Além disto, deve-se desdobrar e secar a madeira mais rapidamente possível, para matar os insetos presentes nela e reduzir os focos de disseminação.
Como acabar com a broca da couve?
Controle: Fazer inspeção e, quando constatada a presença da praga, eliminar todas plantas atacadas. Realizar pulverizações com inseticidas específicos, registrados para as culturas.
Como acabar com a broca?
Use produtos químicos. Alguns produtos químicos podem ser aplicados no local infestado, como é o caso do Pentox Aerossol. O jato deve ser direcionado nos buracos causados pelo inseto. Outra sugestão é o Lubrificante WD-40, um tipo de óleo que mata tanto brocas quanto cupins.
Como acabar com a broca nas árvores?
O controle pode ser realizado com a aplicação de inseticidas organofosforados na área danificada. Na fase larval da broca, que ocorre entre os meses de março e setembro, recomenda-se introduzir um arame grosso nos orifícios produzidos pela praga para esmagar as larvas existentes.
Quando o número de frutos infestados com a Broca-do-café representarem de ____________ do total o controle da praga deve ser iniciado?
O monitoramento da broca deve ser iniciado na época de “trânsito" do inseto, de novembro a janeiro, aproximadamente três meses após a grande florada (outubro), quando forem observados nas rosetas os primeiros frutos broqueados, e realizado até abril.