EQST

Como A Psicopedagogia Pode Ajudar?

Como a psicopedagogia pode ajudar?

A psicopedagogia é uma área de atuação clínica e institucional que busca investigar e intervir nas dificuldades do processo de aprendizagem. Todos podem se beneficiar da psicopedagogia, pois o seu público é amplo, abrangendo todas as faixas etárias: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Como o psicopedagogo pode ajudar na dificuldade de aprendizagem?

Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc.

Como fazer uma intervenção psicopedagógica?

Alguns passos para realizar uma intervenção psicopedagógica:
  1. Analisa-se com mais atenção e cautela os erros dos alunos;
  2. Elabora-se a reformulação e adequação das práticas docentes, para que elas se aproximem da necessidade dos alunos e atenda as dificuldades que o mesmo apresenta;
Mais itens...

O que é a intervenção psicopedagógica?

A intervenção psicopedagógica é um procedimento realizado pelo psicopedagogo com o intuito de melhorar o processo de aprendizagem e promover a autonomia e autoestima dos educandos.

Qual a importância do psicopedagogo no atendimento das dificuldades de aprendizagem?

Uma das características principais do papel do psicopedagogo é o preventivo, quer seja clínico ou educacional. Ajudar, orientar e principalmente diagnosticar corretamente os problemas relacionados à aprendizagem, evitando assim o fracasso escolar e erros na intervenção ou diagnóstico psicopedagógico.

Quais as etapas de uma avaliação psicopedagógica?

COMPÕEM A AVALIAÇÃO:
  • Entrevista com os pais (anamnese);
  • Análise do material escolar da criança;
  • Uso de testes e atividades para avaliar desenvolvimento;
  • Visita à escola;
  • Devolução.

Como o psicopedagogo pode trabalhar com TDAH?

Com uma criança portadora de TDAH, o psicopedagogo deve trabalhar suas dificuldades (falta de atenção/concentração, impulsividade, hiperatividade) e suas questões emocionais (baixa auto-estima, baixa tolerância à frustração, ansiedade, entre outros), através dos jogos, trabalhos de leitura e escrita, trabalhos manuais ...

Qual é o papel do psicopedagogo?

O objetivo do psicopedagogo é entender o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento. Ele trabalha com os processos de aprendizagem, assim como, as dificuldades e limitações inerentes, decifrando a origem da dificuldade apresentada, que pode ser social, física e mesmo emocional.

O que é uma anamnese psicopedagógica?

A anamnese consta de uma segunda entrevista com os pais com o objetivo de retirar dados sobre a história vital do avaliado. ... O formulário da anamnese deve incluir um registro da história pessoal, familiar e, além disso, problemas clínicos pertinentes ou incapacidades físicas que devem ser anotadas.

Quais as dificuldades encontradas pelo psicopedagogo?

Porém, é necessário estar atento a outros sérios problemas como: disgrafia, disortografia, discalculia, dislalia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), são as dificuldades que ocorrem com mais frequência nas salas de aula.

Qual o objetivo do psicopedagogo?

[...] a Psicopedagogia Clínica tem como objetivo principal a investigação da etiologia e a intervenção nas dificuldades de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos, buscando a compreensão do processo de aprendizagem e suas fraturas, a partir do contexto desse e de todas as variáveis que intervêm neste processo.

Qual a contribuição da psicopedagogia nos dias atuais?

A contribuição da Psicopedagogia é de extrema importância para uma nova forma de pensar, sentir e agir frente aos conteúdos e no sentido de auxiliar nos processos de ensino- aprendizagem dos alunos, de suas dificuldades e facilidades que, articulados no conjunto, configuram a identidade da comunidade escolar.

Qual o objetivo do atendimento psicopedagógico?

O atendimento psicopedagógico tem como objetivo ajudar pacientes a recuperarem o prazer pelo aprender, assim como corrigir déficits em seu processo de aprendizagem.

Como o psicopedagogo pode atuar com pessoas com doenças mentais?

As intervenções e planejamentos interventivos podem se diferenciar de acordo com as características de cada indivíduo. O psicopedagogo clínico atende em um lugar específico, preparado especificamente para atender pessoas que estejam com problemas na aprendizagem e que precisam de uma ajuda especializada.

Como deve ser uma avaliação proposta na linha psicopedagógica?

Ela deve ser um processo dinâmico, pois é nela que são tomadas decisões sobre a necessidade ou não de intervenção psicopedagógica. Ela é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado.

O que avaliar na avaliação psicopedagógica?

A avaliação psicopedagógica se trata de uma investigação do caminho da aprendizagem com um paciente, seja ele estudante ou não. O propósito aqui é compreender a origem de qualquer dificuldade experimentada por esta pessoa no que diz respeito à aquisição de conhecimento.

Como deve ser a intervenção educacional para um indivíduo com TDAH?

Uma sala de aula preparada para um aluno com TDAH, deve ser bem organizada e estruturada. A estrutura e até o material didático deve estar adequado à habilidade da criança com dificuldade, as tarefas devem ter variação sendo interessante para o aluno.

Porque o trabalho do psicopedagogo é importante?

Atuando em caráter preventivo o psicopedagogo auxilia pais e educadores na elaboração de abordagens mais lúdicas para a criança que permitam que o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas ocorra sem nenhum problema. ...