Podemos considerar que a língua tem duas faces, duas bordas, uma ponta e uma base. Estando dividida por um sulco terminal em forma de V em uma parte oral (pré-sulcal), anterior, voltada para cima, e uma parte faríngea (pós-sulcal), posterior, voltada para a região posterior.
O que fazer: deve-se fazer uma higiene bucal adequada, escovando os dentes e a língua, pelo menos, 2 vezes por dia e utilizar um enxaguante bucal para evitar o desenvolvimento de bactérias.
Remédios naturais para limpar a língua branca
O ideal é fazer a limpeza da língua uma vez por dia. Isso pode ser feito na parte da noite, antes de dormir. Assim, sua língua ficará limpa e sua saúde bucal ficará melhor. É muito importante manter uma boa higiene bucal para evitar mau hálito, cáries e outras doenças causadas nos dentes.
Como garantir uma boa higiene bucal?
5 cuidados que você deve ter com a higiene da língua
Mas qual é o segredo para que a língua do recordista não pare de crescer? Treinamento intenso e muitos exercícios. A língua é um músculo e, assim como outras partes do corpo, responde bem a uma rotina de exercícios e estímulos.
De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.
A forma correta é ficar apoiada com suavidade no palato da boca, o famoso 'céu da boca'. A ponta da língua fica em contato com a chamada papila palatina e o restante se apoia na parte mais alta do céu da boca, isso quer dizer que ela fica curvada.
De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, em que a arcada superior deve se encaixar levemente à frente da inferior. Porém, essa tarefa nem sempre é fácil. Alguns hábitos simples, como chupar chupeta ou respirar pela boca, já são suficientes para desalinhar o sorriso.
Incisivos— dentes frontais afiados em forma de cinzel (quatro superiores, quatro inferiores) para cortar os alimentos. Caninos— dentes com pontas agudas (cúspides) que rasgam os alimentos.. Pré-molares— dentes com duas pontas (cúspides) na superfície para esmagar e moer os alimentos.
O ideal é que a resina seja removida com broca. Geralmente removemos a parte grosseira com uma broca comum e quando vai chegando perto da estrutura do dente utilizamos uma broca especifica para remoção de resina.