Fontes naturais de calor: o sol, raio, corpo humano, centro da terra, etc. Fontes artificiais de calor: forno , secador de cabelo, ferro elétrico, lâmpada acesa, etc. Com a ação do calor um corpo pode variar de temperatura, mudar de estado físico e dilatar. Ao receber calor o corpo esquenta, aumentando de temperatura.
A maior parte da luz que ilumina nosso planeta vem do Sol, que é uma fonte de luz natural. ... Também existem outras fontes de luz natural como, por exemplo, estrelas, raios, vaga-lumes, lava e fogo. Outro tipo de luz que existe é a luz artificial que vem da onda elétrica.
Os três tipos de feixe de luz existentes, são: Cônicos divergentes, Cônicos convergentes e Cilíndricos. Os feixes de luz tipo cônicos divergentes compreendem aos feixes em que os raios divergem em cada ponto.
Fontes pontuais ou puntiformes, quando suas dimensões são desprezíveis em relação a um ambiente em estudo ou uma fonte representada por um único ponto emitindo infinitos raios de luz. ... Fontes extensas, quando suas dimensões são relevantes a um ambiente em estudo ou uma fonte constituída de infinitos pontos de luz.
Uma fonte de luz é chamada de puntiforme quando as suas dimensões são desprezíveis em relação à distância do objeto iluminado. Por exemplo: uma vela longe do objeto iluminado. Uma fonte de luz é chamada de extensa quando suas dimensões são consideráveis em relação à distância do objeto iluminado.
Umbra são regiões de sombra total e penumbra são regiões que recebem fonte de luz somente em algumas partes. Umbra, do latim, significa sombra. Refere-se à parte mais escura da sombra, onde uma fonte de luz é bloqueada totalmente de modo a deixar o observador sob um eclipse total.
O princípio da propagação retilínea da luz diz que em um meio homogêneo e transparente, como o ar, a luz se propaga em linha reta.
Entre os principais fenômenos ópticos, podemos destacar a reflexão, a refração, a absorção, a dispersão e a interferência da luz. Diversos fatos naturais relacionados à luz são decorrentes desses fenômenos.