Além de forçar a população a comprar cada vez mais, a obsolescência programada causa um outro problema: o acúmulo de lixo eletrônico. ... A organização também prevê que, em doze anos, o lixo eletrônico mundial acumulado pesará mais do que o Pão de Açúcar, que pesa mais ou menos 580 milhões de toneladas.
O consumismo sem freio está tornando a obsolescência programada cada vez mais forte e o ciclo de vida útil dos objetos parece cair mais a cada geração de novos lançamentos. Por outro lado, a própria obsolescência programada está aumentando o consumismo, resultando em um ciclo vicioso que parece não ter fim.
A obsolescência programada ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto ou parar de funcionar após um período específico de uso – geralmente um tempo curto. Dessa forma, as empresas lançam produtos no mercado para que sejam rapidamente descartados e substituídos por outros.
Obsolescência programada é a fabricação de produtos com um período determinado de funcionamento. Celulares e computadores modernos ficam obsoletos e param de funcionar em poucos anos. ... As consequências deste processo são o consumismo desenfreado, pois o consumidor deve trocar seu produto em pouco tempo.
Resposta: Obsolescência programada e perceptiva. obsolescência perceptiva acontece quando as pessoas são induzidas a consumir bens que se tornam obsoletos antes do tempo, tendo em vista que atualmente os produtos saem das fábricas com tempo de validade “vencido”.
Pode haver várias vertentes de pensamentos e opiniões sobre esse assunto, porém a relação mais comum entre consumo e felicidade é aquela relacionada ao prazer, geralmente momentâneo, de suprir um desejo de compra ou de necessidade de algum bem ou objeto.