Quando vai ser pago a correço do FGTS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O STF (Supremo Tribunal Federal) já marcou para o dia 13 de maio de 2021, a sessão que poderia definir a correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), e que pode beneficiar milhões de pessoas, porém o julgamento foi retirado da pauta do Supremo e aguarda uma nova data para o seu julgamento.
Como anda o processo do FGTS de 1999 a 2013?
Os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada de 1999 a 2013 podem solicitar a revisão do FGTS. Durante esse período de 15 anos, as taxas não foram reajustadas pela inflação e, por isso, devem ser corrigidas.
O que fazer para receber a correção do FGTS?
Os clientes da Caixa Econômica Federal vão poder fazer a verificação através do internet Banking da Caixa. O trabalhador só poderá sacar este valor quando for retirar o FGTS nos casos de demissão sem justa causa, aposentadoria, saque-aniversário e compra da casa própria.
Como vai ser pago o reajuste do FGTS?
Atualmente, a correção do FGTS vigente utiliza a TR (taxa referencial de juros) como indexador. ... Sendo assim, todos que trabalharam entre 1999 até hoje podem pedir a correção do FGTS. A ação é válida, até mesmo, para quem já tenha sacado valores do Fundo de Garantia. Porém, não há certeza se haverão ganhos monetários.
Como está a situação da correção do FGTS?
Em relação à correção monetária dos valores, o FGTS tem uma valorização de saldo por meio da capitalização de juros à taxa de 3% ao ano. Ou seja, os valores do FGTS rendem 3% a cada ano que passa. Essa porcentagem são os juros, mas também existe a correção monetária do valor do FGTS, que é mensal.
Qual o valor do reajuste FGTS?
3%
A Caixa desde 1999 utiliza a Taxa Referencial (TR) para correção do Fundo de Garantia, que está inclusive em zero. Além da TR, o FGTS tem um reajuste de 3% ao ano.
Quem tem direito a receber a correção do FGTS?
Quem tem direito a revisão do FGTS? Todos os trabalhadores do país que trabalham ou que tenham trabalhado com carteira assinada a partir de 1999 tem direito a revisão dos valores do FGTS.
Quem tem direito a correção do FGTS 2021?
Quem tinha conta ativa ou inativa do FGTS em 31 de dezembro do ano passado terá direito a uma correção proporcional do saldo. ... Consultas sobre essa saldo podem ser feitas pelo APP do FGTS ou no site da Caixa . O banco federal informou que os recursos devem ser repassados às contas dos trabalhadores ainda neste mês.
Como entrar na justiça para correção do FGTS?
Para entrar com o pedido de revisão os trabalhadores precisam apresentar os seguintes documentos:
RG/CPF ou CNH;
Comprovante de residência;
Carteira de Trabalho;
Carta de Concessão da Aposentadoria (quando for o caso);
Extratos analíticos do FGTS;
Cálculo detalhado do valor revisado;
Mais itens...•22 de jul. de 2021
Onde entrar com ação de revisão do FGTS?
Entrar com a revisão através da Defensoria Pública da União Para este trabalhador é possível acessar a Defensoria Pública da União (DPU) informando assim que pretende entrar com a revisão do saldo do FGTS.
Como consultar se tenho direito a correção do FGTS?
Como consultar? Para consultar o saldo, existem dois caminhos. O primeiro é por meio do aplicativo do FGTS, disponível para telefones com sistema Android e iOS. O segundo é a consulta do extrato, no site da Caixa Econômica Federal.