EQST

Quando Soma O IPI Na Base De Clculo Do ICMS?

Quando soma o IPI na base de cálculo do ICMS?

O IPI integra a base de cálculo do ICMS sempre que a operação, embora realizada entre contribuintes, tiver por objeto produto destinado ao Ativo Imobilizado ou a uso ou consumo do adquirente, bem como quando se tratar de operação realizada por estabelecimento equiparado a industrial.

Quando o IPI não integra a base de cálculo do ICMS?

De outro modo, ressalte-se que o Imposto sobre Produtos Industrializados somente não integra a base de cálculo do ICMS quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização ou à comercialização, configure fato gerador de ambos os impostos, nos termos do inciso I do art.

Como incluir o IPI na base de cálculo do ICMS?

Menciona que o ICMS sempre foi calculado desta forma e que a legislação não é clara, pois diz apenas que o próprio ICMS integra a base de cálculo do imposto....Mais 3 linhas

Quando o IPI integra a base de cálculo do ICMS SC?

O IPI INTEGRA A BASE DE CÁLCULO DO ICMS DEVIDO POR OCASIÃO DO DESEMBARAÇO ADUANEIRO. Narra o consulente que é pessoa jurídica de direito privado que atua na importação de mercadorias por conta e ordem de terceiros.

Quando o IPI faz parte da base de cálculo do PIS e Cofins?

O IPI, quando não recuperável, que é o caso dos comerciantes varejistas, integra o custo de aquisição, portanto é aproveitado o crédito do PIS e COFINS do IPI destacado na nota fiscal de compra.

O que inclui a base de cálculo do ICMS?

ICMSBASE DE CÁLCULO A base de cálculo do ICMS é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor. Sobre a respectiva base de cálculo se aplicará a alíquota do ICMS respectiva.

Quando o frete integra a base de cálculo do ICMS?

frete, se cobrado em separado, relativo a transporte intramunicipal, intermunicipal ou interestadual, realizado pelo próprio remetente ou por conta e ordem (...)” deve ser incluído na base de cálculo do ICMS incidente sobre o valor da operação relativa à circulação da respectiva mercadoria transportada.

Como calcular ICMS e IPI de uma nota fiscal?

Como é feito o cálculo dos impostos na nota fiscal?
  1. Base ICMS: Base ICMS = (Valor dos Produtos + IPI + Frete + Seguro)
  2. Valor ICMS: Valor ICMS = (base ICMS * Alíquota ICMS)
  3. Base ICMS ST: Base ICMS ST = (Valor dos Produtos + IPI + Frete + Seguro + Outras Despesas - Desconto) * (1+(%MVA / 100))
15 de jan. de 2021

O que deve compor a base de cálculo do IPI?

Via de regra, a base de cálculo do IPI será o valor total da operação de que decorrer a saída do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial, conforme estabelece o art. 131 do Regulamento do IPI, aprovado pelo Decreto nº 4.544/2002.

O que integra a base de cálculo do ICMS?

ICMS BASE DE CALCULO. A base de cálculo do ICMS é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor. Sobre a respectiva base de cálculo se aplicará a alíquota do ICMS respectiva.

O que compõe a base de cálculo do PIS e COFINS?

Na modalidade de PIS e COFINS cumulativos, a formação da base de cálculo é a receita operacional bruta da pessoa jurídica. Nesse tipo de apuração, não temos direito a créditos dos custos e das despesas. Além disso, as alíquotas da Contribuição para o PIS/PASEP e da COFINS são, respectivamente, de 0,65% e de 3%.

O que compõe a base de cálculo do PIS e COFINS lucro real?

O PIS e a COFINS devidos pelas pessoas jurídicas de direito privado tem como base de cálculo o valor do faturamento, que corresponde à Receita Bruta, assim entendida as receitas auferidas, inerentes a atividade por elas exercidas e previstas em seu Objeto Social (Lei 9.718, de 1998, art. 3º, § 1º).