Como surgiu o Novembro Azul O termo é uma junção de moustache, que significa “bigode”, e november, que significa “novembro”. A escolha do mês se une ao ao fato de que no dia 17 de novembro comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
A campanha Novembro Azul é um movimento em prol da saúde do homem que tem como objetivo informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a campanha visa frear o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença.
5 ideias de ações para o Novembro Azul
A Campanha #NovembroAzul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, surgiu no ano de 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.
Fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de próstata:
O desenvolvimento do câncer de próstata pode estar ligado ao aumento das taxas de determinados hormônios. Níveis elevados de andrógenos (hormônios masculinos, como a testosterona) promovem o crescimento celular da próstata e podem contribuir para o risco de câncer de próstata em alguns homens.
Apesar de um histórico familiar de câncer de próstata dobrar as chances de ter a doença, 1 em cada 6 homens serão diagnosticados com câncer de próstata. Os homens negros são 60% mais propensos a terem câncer de próstata e possuem 2,4 vezes mais chances de morrer da doença.
Detecção precoce No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos.
A identificação do câncer de próstata é possível por meio de dois exames: o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque, esses dois exames juntos conseguem identificar 80% dos casos de neoplasia de próstata.
Da mesma forma, fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura (já que estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado), diminuir o consumo de álcool e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir contra essa e ...
O câncer de próstata não pode ser prevenido, mas há 90% de chances de cura quando diagnosticado precocemente. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.
Se o câncer de próstata se disseminar para outros órgãos, o primeiro a ser atingido geralmente é o osso. A metástase óssea pode ser dolorosa e pode provocar outros problemas, como fraturas, compressão da medula óssea ou aumento dos níveis de cálcio sanguíneo.
Quimioterapia. A quimioterapia também é uma opção de tratamento para o câncer de próstata avançado, principalmente em casos de metástase, ou seja, quando a doença começa a se espalhar para outros órgãos e, principalmente, para os ossos.
Câncer de próstata localmente avançado: Câncer que cresceu preenchendo a próstata ou tem crescido através da próstata, podendo se estender para as glândulas que ajudam a produzir sêmen (vesículas seminais), ou para a bexiga.
Dependendo do estágio da doença e outros fatores, as principais opções de tratamento para homens com câncer de próstata podem incluir conduta expectante, cirurgia, radioterapia, criocirurgia, hormonioterapia, imunoterapia, quimioterapia e tratamento da disseminação da doença para os ossos.
O câncer de próstata mata? Sim, o câncer de próstata pode matar se não for diagnosticado e tratado a tempo. Entre os homens, é o segundo tumor que mais mata no Brasil, perdendo apenas para câncer de pulmão, segundo dados do Inca do ano de 2017.
4 remédios caseiros para próstata aumentada