Quando Robert Hooke Nasceu E Morreu?

Quando Robert Hooke nasceu e morreu

Robert Hooke era um cientista britânico também conhecido como “o homem do Renascimento” na Inglaterra do século XVII. Ele recebeu esse nome graças ao seu extenso trabalho em áreas da ciência como biologia , física e astronomia. Ele se formou em Oxford e se dedicou a trabalhar com a Royal Society of Sciences e com a Gresham School.

Era uma mistura das letras da expressão latina de sua lei: 'Ut tensio, sic vis'. Na realidade, como já observado por ele, a expressão se aplica, como primeira aproximação, a quase todas as deformações elásticas de sistemas próximos do equilíbrio. Entre suas inúmeras invenções estão o diafragma usado em câmeras e a construção de um sistema mecânico rudimentar de comunicação a distância, que explorava a transmissão do som por meio de fios e cordas.

Videoaulas

Outra descoberta foi graças ao conhecimento que ele tinha sobre a organização das células. No século XNUMX, com o conhecimento aportado por Robert Hooke, os postulados da teoria celular puderam ser realizados:

Com a bomba de ar, Hooke mostrou que, na combustão, algo é retirado do ar e que, na ausência dele, ela cessa rapidamente. Impressionado pela analogia entre combustão e respiração, registrou a existência no ar de algum fator necessário para a vida animal.

Supôs também que a superfície da Terra era muito mais dinâmica do que se imaginava, consistindo de remanescentes de diversas épocas e catástrofes, e que era bem mais antiga do que os 6.000 anos geralmente aceitos naquela época. Embora estivesse longe da maturidade, a geologia de Hooke foi um passo ousado dentro do quadro da Restauração, confrontando fortemente as visões bíblicas predominantes.

Longitudes e relógios

Longitudes e relógios

Hooke nunca se recuperaria dessa frustração. Estudos recentes de historiadores da ciência, entre os quais de grandes especialistas em Newton como Richard Westfall e Bernard Cohen, se nada retiram do brilho intelectual de Newton, mostram que a contribuição de Hooke foi bem mais importante do que Newton estava preparado para admitir.

Brilhante e inventivo, mas também polêmico, impetuoso e intolerante, colecionador de inimigos poderosos, enfrentou várias disputas por prioridades, as mais intensas delas com Isaac Newton.

Introdução

Ao analisar os fósseis, Hooke supôs que fossem remanescentes de organismos que tivessem vivido anteriormente e, como a maioria deles não era de espécies existentes, concluiu que algumas formas de vida já haviam sido extintas.

Excelente desenhista, Hooke trabalhou com o arquiteto Christopher Wren após o incêndio que devastou Londres em 1666, participando do projeto que levou ao Observatório Real de Greenwich e a Catedral de São Paulo, além do registro em imagem de diversos prédios históricos.

Gravitação

Gravitação

Hooke imaginou também que a atração ocorria por pulsos na direção do Sol que desviavam o planeta de uma trajetória reta e faziam com que percorresse um caminho curvo. Baseado nessa ideia, propôs que a atração centrípeta, que puxava o planeta na direção do Sol, variava com o inverso do quadrado da distância ao Sol.

O professor que ele frequentou durante sua estada na Oxford School foi Robert Boyle, um importante cientista da época. Isso deu a ele o cargo de curador da Royal Society of Sciences, em Londres, da qual pouco depois ele foi membro.

Nesta fase de sua vida, ele compartilhou com a implementação de seus conhecimentos em engenharia e, juntamente com Christopher Wren, realizou vários projetos que os posicionaram como referências em termos de esquemas de engenharia civil da época.

Contribuições

Sua conexão com a pintura não foi prolongada. Pouco depois de chegar a Londres, ele ingressou na Westminster School e, aos 18 anos, matriculou-se na Escola da Igreja de Cristo em Oxford. Lá, ele trabalhou como assistente de um dos professores científicos para financiar o custo de sua educação.

Quando Newton escreveu sua primeira carta sobre a teoria da luz, em 1672, Hooke, do alto de sua experiência no assunto, fez uma crítica rápida e algo superficial. Surgiu daí o primeiro confronto entre eles. Newton gastou semanas para responder e mostrou toda a sua capacidade argumentativa e também suas garras.

O resultado desta investigação foi o trabalho pelo qual ele era mais admirado: Micrografia, ou algumas descrições fisiológicas dos minúsculos corpos feitos por lupa, publicadas em 1665.

Leia também

Embora não tenha sido adotado (e tenha se perdido), seu projeto impressionou, e ele foi nomeado, com mais dois arquitetos (um deles seu amigo Wren), para supervisionar a reconstrução da cidade. Seu trabalho como arquiteto foi negligenciado ao longo dos tempos, eclipsado pela figura marcante de Wren, cuja reputação arquitetônica adquiriu grande e justo destaque entre os historiadores. Hooke, enérgico e encurvado, percorria Londres inspecionando centenas de prédios, examinando as fundações e a construção de ruas, canais e pontes. Essa atividade extenuante resolveu, porém, um dos de seus problemas angustiantes: o financeiro.

Entre os triunfos de Hooke estão as invenções mecânicas: construiu,  instado por Boyle após o experimento de Otto von Guericke (1602-1686), a bomba de ar moderna. Com ela, que permitia a rarefação e a compressão do ar, realizou muitos experimentos, inclusive os que inspiraram a formulação da lei dos gases ideais.

Eram como cão e gato. Eclipsado posteriormente pela repercussão da obra monumental de Newton e por sua fama e aura de genialidade, Hooke pagou um preço alto por ter atraído a sanha vingativa de seu inimigo, que se tornaria o homem mais poderoso da ciência inglesa no início do século 18.

Como podemos definir o termo celular?

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

Quais seres possuem células eucariontes?

As células eucariontes estão presentes na maioria dos organismos vivos. Todos os fungos, protistas, animais e plantas apresentam esse tipo de organização celular.

O que são seres procariontes exemplo?

Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes: a) bactérias e plantas. ... Cianobactérias e bactérias são seres que apresentam células procarióticas, ou seja, que não possuem membrana envolvendo o material nuclear.

Quais são os seres vivos que possuem células procariontes?

Poucos organismos possuem células procariontes. Atualmente essas células podem ser encontradas apenas em bactérias e algas azuis, também conhecidas como cianobactérias. Todos os outros organismos, tais como protozoários, fungos, plantas e animais, possuem células do tipo eucarionte.

O que se encontra na célula Procarionte?

Células procariontes são células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, material genético denominado nucleoide, e elas não tem núcleo. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado.