A flora, a fauna e os costumes nativos - a antropofagia, as formas de trabalho, a vida sexual livre, sem culpa e o desprendimento material - aos olhos dos jesuítas e viajantes europeus que, surpreendentemente registram não só a "ocidentalização" do índio, como também a significativa "indianização" dos portugueses, ...
Os europeus iniciaram, efetivamente, sua colonização da América depois da descoberta da rota marítima para a Índia no século XV. A Índia era a fonte da seda e das especiarias, produtos que tinham um grande valor comercial na Europa. Ao navegarem para oeste, os navegadores europeus encontraram a América.
Os primeiros europeus modernos viveram como caçadores e recolectores em grupos pequenos e nómadas. ... Enquanto a Europa permanecia sujeita à glaciação, os seres humanos modernos mantiveram-se no Sul, onde não havia gelo, adaptando-se ao clima frio. Há cerca de 27 mil anos, é possível que existissem apenas mil.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.
Tomando como base a Carta de Caminha, os portugueses encontraram quando chegaram às terras brasileiras os povos nativos, uma natureza exuberante e uma cultura que não compreendiam.
Em apenas 60 anos, as populações indígenas diminuíram de 6.5 nos 18 povos investigados. "No sudoeste, o primeiro contacto entre nativos e europeus ocorreu em 1539. Descobrimos que as doenças começaram a espalhar-se realmente só depois de 1620", referiu em comunicado Matt Liebmann.
No dia 21 de abril, os marinheiros avistaram algas marinhas, um sinal claro de que havia terra aproximando-se. Na manhã do dia 22 de abril, foram avistados pássaros, e no final desse dia, foi visto o Monte Pascoal. Em 23 de abril de 1500, Cabral autorizou um grupo de homens a ir para a terra explorar o litoral.
Os portugueses encontraram um grupo de 18 indígenas, sendo esse o primeiro contato entre eles e nativos brasileiros, o qual foi pacífico e marcado pela troca de presentes. No dia 2 de maio, os portugueses partiram do Brasil em direção à Índia.
A chegada dos portugueses ao Brasil . O Descobrimento do Brasil ocorreu no dia 22 de abril de 1500. Nesta data, as caravelas da esquadra portuguesa, ...
Até 1530-50, o seu principal produto e riqueza foi o pau-brasil, a que sucedeu, com o incremento da colonização a partir dos anos 40 de Quinhentos, o açúcar, que destronou o da Madeira nos circuitos comerciais europeus e se revelou de grande valor para a economia da colónia e do País.
A esquadra que chegou ao Brasil era bastante numerosa e composta por experientes navegadores. Seu objetivo principal era alcançar as Índias para negociar tratados comerciais, após a bem-sucedida viagem feita por Vasco da Gama em 1498. No entanto, antes de seguir para Ásia, deveriam verificar as terras que existiam a oeste.
A viagem que resultou no descobrimento do Brasil durou cerca de um mês e meio. Os historiadores relatam que o local onde os portugueses desembarcaram é hoje Porto Seguro, na Bahia.
O senador paulista Nicolau de Campos Vergueiro foi o primeiro fazendeiro a trazer imigrantes europeus para trabalhar na cafeicultura. Entre os anos de 1847 e 1857, levou para sua fazenda de Ibicaba, no interior de São Paulo, os primeiros grupos de alemães, suíços e belgas. (Cotrim, Gilberto. História Global: Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2002.p, 389.)
A América que os europeus encontraram Capa comum – 3 dezembro 2019. A Confederação Asteca, o Império Inca, as cidades-Estado maias, o choque cultural entre duas civilizações: o autor nos mostra uma América que pouco conhecemos. ... No entanto, sem exaltar a América pré-colombiana como um paraíso perdido.
A chegada dos europeus nesse contexto aconteceu pela expedição de Cristóvão Colombo, navegante genovês que comandou três embarcações financiadas pela Espanha. A chegada dos europeus à América está inserida no cenário das grandes navegações e marcou o início oficial da disputa por terras a serem colonizadas.
A Mata Atlântica foi a primeira paisagem que os colonizadores encontraram. Era exuberante e majestosa. Nada nela lembrava as florestas européias, nas quais as plantas são pouco variadas e se distribuem de modo bem-comportado. Um misto de assombro e fascínio tomou conta dos primeiros exploradores.
Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.
Entretanto, a chegada dos europeus ao continente a partir de 1492, quando Cristóvão Colombo atracou nas ilhas caribenhas, transformou profundamente a configuração social, econômica, cultural e ambiental da América e dos povos que a habitavam.
Eles chegavam em navios abarrotados. E tinham um perigo constante a enfrentar: piratas holandeses, ingleses e franceses, que enxameavam nosso litoral. E ntrar em um navio do século 16 era mais arriscado do que viajar ao espaço no século 20.
Seguido ao descobrimento do Brasil, em 1500, começaram a aportar na região os primeiros colonos portugueses. Porém, foi só no século XVII que a emigração para o Brasil se tornou significativa. ... No século XVIII, com o desenvolvimento da mineração na economia colonial, chegaram à colônia centenas de milhares de colonos.
Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII. Estavam em busca de investimentos lucrativos.
O texto acima discutiu a questão da vinda de imigrantes para o Brasil. Assim sendo, cite e explique o principal motivo que levou os imigrantes europeus a virem para a América no século XIX.
O primeiro sinal de terra firme visto pelos portugueses foi o Monte Pascoal, no litoral sul da Bahia. Recebeu este nome por ser época da Páscoa e os portugueses serem católicos. Dias depois desembarcaram em local que deram o nome de Porto Seguro, hoje chamado de Santa Cruz Cabrália, na Bahia.
Pedro Álvares Cabral desembarcou em Porto Seguro no litoral sul da Bahia em 22 de abril de 1500, tornando a região colônia do Reino de Portugal.
século XV
Pedro Alvares Cabral não ficou no Brasil pelo fato de que ele estava na descoberta de novas terras, com isso, a viagem feita não foi com foco no Brasil, no caso ele estava no Brasil apenas de passagem./span>
Pedro Álvares Cabral (Belmonte, 1467 ou 1468 – Santarém, c. 1520) foi um fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil. Realizou significativa exploração da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal.
O objetivo da viagem da esquadra era chegar até Calicute, na Índia, onde Cabral tinha ordens de realizar trocas comerciais com o mercado de especiarias locais. ... Isso ocorreu em virtude dos grandes custos que Portugal teve durante um século de viagens pela costa africana.
1520
As rotas de navegação de Pedro Álvares Cabral compreenderam a costa nordeste da África do Sul, além de buscar contornar as Índias, o que resultou num grande afastamento costeiro e encontrando a ilha que denominou de Ilha de Vera Cruz, o Brasil./span>
Resposta. Resposta: Na realidade Cabral iria tomar o mesmo caminho de Vasco da gama porém uma tormenta em alto mar e procurando fugir dela levou a descobrir o continente ou o Novo mundo. Já Vasco foi pela costa Africana , o que era de também a rota a ser seguida por Cabral, em seguida em direção as Índias./span>
Resposta: Pedro Álvares Cabral (Belmonte, 1467 ou 1468 – Santarém, c. 1520) foi um fidalgo, comandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil. Realizou significativa exploração da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal./span>
53 anos (1467–1520)
8 de março de 1500
Não é possível saber exatamente, pois não se sabe o seu ano de nascimento exato, provavelmente 1467 ou 1468. Então Cabral deveria ter um pouco mais de 30 anos quando chegou ao Brasil./span>
Cristóvão de Colombo (Génova, entre 22 de agosto e 31 de outubro de 1451 — Valladolid, 20 de Maio de 1506) foi um navegador e explorador italiano, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de Outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da ...
No dia 9 de março de 1500, a esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal, chegando ao Brasil 44 dias depois no sul da Bahia./span>
No dia 9 de março de 1500, a esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu de Portugal, chegando ao Brasil 44 dias depois no sul da Bahia./span>
30 dias
Os veleiros tinham capacidade para até 200 passageiros e as viagens da Europa ao Brasil duravam em média cinco semanas, com todos os riscos e perigos que se pode imaginar - doenças, partos, comida precária, naufrágios... Já os navios veleiro-vapores, de maior porte, suportavam mais de 500 passageiros e a mesma viagem ...
70 minutos
Em 9 de março de 1500, 13 navios da expedição de Pedro Álvares Cabral deixaram Lisboa, levando 1,5 mil homens. Eram três caravelas (naves menores e ágeis, com até 50 toneladas) e dez naus (com até 250 toneladas e capacidade para 200 pessoas)./span>
De grande porte, com castelos de proa e de popa, dois, três ou quatro mastros, com duas ou três ordens de velas sobrepostas, as naus eram imponentes e de armação arredondada. Tinham velas latinas no mastro da ré. Diferentes das caravelas, galeões e galé, as naus tinham, em geral, duas cobertas.
nau São Gabriel
Nessas embarcações, comprimiam-se durante meses de viagem cerca de 60 homens e mais os animais destinados à alimentação, além de armas, munições, alimentos, entre outros. O cotidiano dos navegadores não era nada fácil. ... As viagens marítimas nos séculos XV e XVI eram cheias de imprevistos (que ainda hoje ocorrem)./span>