A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.
Esta regra estima a data provável do parto (DPP) a partir do primeiro dia do último período menstrual da mulher (data da última menstruação - DUM). Deve-se subtrair três meses e adicionar sete dias à DUM, ajustando o ano. O resultado é de aproximadamente 280 dias (40 semanas) após a DUM.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a data provável do parto (DPP) é calculada para 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação. Um bebê que nasce antes de 37 semanas é considerado prematuro e, após a 42a, pós-termo.
Essa curva mostra que é NORMAL, ou seja, faz parte da natureza humana não nascer com idade gestacional marcada. É natural que alguns bebês nasçam antes e outros depois de 40 semanas: 97,5% dos bebês nascem (muito bem, obrigada!)
A 36ª semana é a última semana em que o nascimento de um bebé se considera prematuro, neste momento as complicações ou falta de desenvolvimento já não estão associadas ao parto prematuro.
Alguns especialistas garantem que caminhar pode ajudar a antecipar o parto graças ao vai e vem do quadril. Além disso, subir e descer escadas também pode ajudar. Em geral, o exercício ajuda o bebê a se colocar na posição correta. As relações sexuais ajudam a induzir o parto.
Beber álcool ou usar drogas durante a gravidez. Condições de saúde como pressão alta, pré-eclâmpsia, diabetes, distúrbios de coagulação do sangue ou infecções. Estar grávida de um bebê com defeitos congênitos. Gravidez por fertilização in vitro.
Fazer cerclagem (dar um ponto no colo do útero) é uma intervenção benéfica apenas para mulheres de alto risco para parto prematuro e com gestação única (apenas um bebê e não gêmeos). Não encontramos nenhuma intervenção que aumentasse o risco de ter um parto prematuro.
Médicos indicam a caminhada com passos acelerados de preferência 1 hora pela manha e 1 hora pela tarde. A caminhada auxilia o bebê a descer cada vez mais em direção à pélvis e a pressão dele sob o útero aumenta a produção de ocitocina responsável pelas contrações uterinas.
Como acelerar a dilatação no parto normal?