As lesões do herpes labial são mais contagiosas quando o liquido exsuda delas. Assim que a lesão formar uma crosta, o risco de transmissão do vírus diminui significativamente, mas tal não implica que já não seja contagiosa. A crosta pode ser quebrada ao comer ou sorrir, e o líquido pode vazar.
Como não pegar herpes
Pode beijar, mas sem feridinhas Esse vírus pode ser transmitido através do contato com a lesão ou do compartilhamento de objetos, como toalha e maquiagem. Daí você pensa: “isso quer dizer que se tenho herpes não posso beijar?”.
Beijo transmite o herpes O vírus do herpes é transmitido por meio do contato com lesões ativas ou por meio da mucosa de uma pessoa infectada. “A forma de transmissão mais comum do herpes simples é o beijo, na fase de vesículas.
Quando há uma queda nas resistências do corpo (gripe, estresse, excesso de sol, muito frio), o vírus causador do herpes se manifesta e produz lesões. O maior cuidado recomendado pelos especialistas é evitar beijar a pessoa quando ela está com uma lesão ativa (bolinhas dolorosas próximas dos lábios).
Depois do contágio, não tem mais volta: você vai carregá-lo pelo resto da vida. Diferente do vírus HIV, que não é transmitido apenas pelo contato, o do herpes pode ser passado apenas através de um beijo. A doença não tem cura, mas se a pessoa tiver o sistema imunológico forte, consegue evitar novas crises e lesões.
O melhor caminho é sempre o diálogo aberto, mas é importante evitar o contato com as lesões e não dividir copos e talheres enquanto ainda há bolhas: essas são as melhores maneiras de evitar a transmissão do vírus.