Ao comprar ovos, muitas pessoas podem ficar em dúvida em relação à cor da gema do ovo. Algumas preferem as gemas mais claras, enquanto outras preferem as mais escuras. No entanto, você sabia que a coloração pode dizer algo sobre a saúde da galinha?
Durante muito tempo, as pessoas acreditaram que a gema do ovo não era saudável, justamente por ser a parte que contém gordura. Entretanto, depois de vários estudos, esse mito foi desvendado e a gema é vista hoje como um excelente alimento.
Nenhum aditivo de cor artificial é permitido na ração de frango, então qualquer gema de laranja que você encontrar vem de uma fonte pura. Muitas vezes, as flores de calêndula são adicionadas à dieta de uma galinha para obter a cor.
Eles são simplesmente os restos de um vaso sanguíneo rompido que ocorreu durante a formação do ovo. Na maioria das vezes, o vaso rompido forma uma pequena mancha ou ponto de sangue com um tom vermelho escuro, marrom ou até preto. Às vezes, vasos maiores se rompem, e isso permite que o sangue se acumule em todo o ovo.
Entretanto, existem corantes (como o urucum, de origem natural) que são adicionados à ração para alterar a cor da gema e conceder um melhor acabamento ao prato, sem interferir no valor nutricional do alimento.
Comprar alimentos orgânicos é a dica da nutricionista. “Granjas grandes mantêm o processo de industrialização, por isso, adquirir esse alimento de pequenos produtores é mais indicado. Mas sempre fique atenta à validade”, completa. Ah! E não esqueça que só podemos introduzir ovos na alimentação de nossos filhos quando eles completarem um ano de vida. “E sem exageros. Uma ou duas vezes por semana no máximo!”, diz Renata.
A cor esverdeada da clara do ovo geralmente se deve à riboflavina (vitamina B2), que é um componente desejável. Portanto, não há nada de errado com as claras esverdeadas, que são mais freqüentemente observadas em ovos frescos de alta qualidade.
A clara é uma fonte proteica magra e de baixas calorias. Além disso, tem um ótimo custo-benefício se comparada aos outros alimentos ricos em proteínas, como carnes e queijos. Por esse motivo, ela é muito usada por quem quer aumentar a ingestão de proteínas na alimentação, como os que desejam ganhar massa muscular.
Tudo o que realmente significa é que o ovo estava cozido demais. Pode ser feio, mas não é perigoso. No entanto, se a gema ou a clara do ovo apresentar manchas marrom-escuras, pretas ou verdes, pode ser um sinal de que entraram em contato com algum tipo de bactéria. Eles não são seguros para consumir e devem ser descartados imediatamente.
Clara de ovo rosa ou iridescente (albumen) indica deterioração devido à bactéria Pseudomonas. Alguns desses microrganismos – que produzem um pigmento esverdeado, fluorescente e solúvel em água – são prejudiciais aos seres humanos.
Surpreendentemente, a cor das gemas realmente importa. De acordo com um estudo publicado pelo Journal of Food Science, as gemas de ovo que têm uma cor mais escura (como um amarelo mostarda ou laranja claro) normalmente contêm ainda mais ômega-3 e vitaminas em comparação com um ovo de gema média mais claro.
Em todo caso, de acordo com o Egg Nutrition Center, os ovos advindos de granjas e os advindos de galinhas criadas livres, caipiras, têm uma correspondência nutricional idêntica no que diz respeito à quantidade de gorduras, proteínas e colesterol.
Os ovos Mantiqueira Brasil têm gemas de cores variadas, que indicam a diversidade da dieta das galinhas e o seu alto valor nutricional. Além disso, contam com embalagens inovadoras, que preservam a qualidade dos ovos e reduzem o impacto ambiental. Por isso, são mais do que ovos: são uma forma de cuidar da saúde, do paladar e do planeta.
As galinhas criadas soltas teriam mais oportunidades de comerem alimentos ricos em pigmentos tais como os carotenoides. As suas gemas mais escuras também indicam, na alimentação das galinhas, a presença de ácidos graxos ômega 3 e xantofilas (pigmentos encontrados em vegetais verde-escuros). Os ovos de galinhas criadas soltas também seriam mais ricos em vitaminas A, D e E.
É comum que essas pessoas comam grandes quantidades de claras e desprezem as gemas, mas saiba que essa pode não ser uma boa ideia. Uma pesquisa concluiu que comer apenas claras ou ovos inteiros entrega a mesma quantidade de aminoácidos disponíveis para a recuperação e construção dos músculos após o treino.
Em todo o caso, é sempre importante contar com ovos de qualidade, produzidos sob as melhores práticas do mercado. Os ovos Mantiqueira Brasil são uma ótima opção para quem busca uma alimentação saudável, saborosa e sustentável. Eles são produzidos por galinhas criadas com bem-estar animal, alimentação balanceada e rastreabilidade garantida.
Se uma pessoa tiver alguma dúvida sobre se um ovo estragou, ela deve jogá-lo fora. O principal risco de comer ovos estragados é a infecção por Salmonella, que pode causar diarreia, vômito e febre.
Se a casca do ovo estiver rachada, a clara do ovo vazará na água fervente. Isso reduz a massa do ovo, facilitando a flutuação do ovo menos denso. Alguns pedaços de clara de ovo cozida flutuarão na panela de água fervente, o que não é atraente, mas inofensivo.