Qual sotaque dos cariocas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.
Como zuar os paulistas?
15 frases que o Brasil inteiro quer dizer aos paulistas
"Vocês têm sotaque, sim". ...
"No pacote tá escrito biscoito". ...
"A pizza é minha e eu coloco o que eu quiser nela, INCLUSIVE CATCHUP". ...
"Parabéns pelas padarias!" ...
"Continuem deixando a esquerda livre nas escadas rolantes". ...
"Mas também não precisa correr tanto!"
Mais itens...
Porque os cariocas têm fama de malandro?
A origem do malandro está, na realidade, ligada à abolição da escravatura. Alguns historiadores afirmam que a malandragem seria uma expressão de desobediência da população recém-liberta e seu desejo de não continuar submetendo a própria força de trabalho ao aviltamento.
Por que os cariocas chiam?
Segundo os professores que prepararam o Atlas Linguístico do Brasil, três capitais disputam a liderança de quem fala o "S" mais chiado. O maior número de pessoas falando o “S” chiado está no Rio de Janeiro. De cada 100 cariocas, 97 chiam, principalmente quando o “S” está no meio da palavra.
O que é a figura do malandro?
Com características de uma figura popular, o malandro apresenta traços e estereótipos como: vagabundagem, esperteza, preguiça, sensualidade (mulherengo), indisciplina, inteligência, simpatia entre outras, isso faz com que ganhe espaço e se encaixe como o primeiro malandro brasileiro. (CANDIDO, 1970, p. 71).
Como saber se a pessoa é carioca?
Vale a pena conhecer um pouco mais daqueles que tem um dos sotaques mais gostosos do país.
Tem um sotaque delicioso e puxam o S para o X, como: exquina, excada, excola; e também puxam o R e falam poRRRta.