A política é o meio por excelência de conduzir a sociedade. Por isso, está presente em diversas áreas da vida comunitária, inclusive na economia. Abaixo, explicamos como é esta relação entre as duas áreas para você entender direitinho o que é política econômica.
Uma forma muito utilizada para tentar prevenir o aparecimento ou, pelo menos, diminuir a frequência das crises de enxaqueca é utilizar a medicação profilática, como o Lisinopril, o Propranolol ou o Topiramato. Estes remédios devem ser indicados pelo neurologista e podem demorar até 3 meses para apresentar o efeito esperado.
Além disso, pessoas que experimentam períodos de muito estresse ou que estão tendo dificuldade para dormir também têm maior risco de ter uma crise de enxaqueca. Outros fatores como uso de alguns medicamentos, ingestão de comida industrializada ou alterações do clima também podem aumentar as chances de desenvolver uma crise.
SENSAÇÃO DE CABEÇA PESADA OU CABEÇA LEVE Pode ser enxaqueca. Difícil para o sofredor explicar direito esta sensação, mas ela, e outras alterações sutis da sensibilidade, podem ocorrer durante a crise de enxaqueca.
Quando o câmbio é flutuante, a taxa é definida pelo mercado. Este, por meio de compra e venda de qualquer moeda internacional, regula o seu valor. Para evitar a desvalorização acentuada do real, o Banco Central participa neste mecanismo.
Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
Em uma enxaqueca, a dor pulsátil ou latejante normalmente é sentida em um lado da cabeça, mas pode ocorrer em ambos os lados. A dor pode ser moderada, mas é muitas vezes intensa e incapacitante. Atividade física, luz brilhante, barulhos altos, e determinados odores podem piorar a dor.
Não existe nenhuma cura para enxaquecas, mas medicamentos são usados para parar a enxaqueca quando ela está começando, para aliviar a dor e reduzir o número e a gravidade das crises de enxaqueca.
Dispositivos que estimulam determinados nervos, fixados em certas partes do corpo, podem ajudar a tratar crises de enxaqueca, bem como preveni-las. Um desses dispositivos, fixado na testa, pode reduzir a frequência de enxaquecas. Outro dispositivo, fixado à parte posterior do crânio, pode aliviar as enxaquecas assim que começam. Um dispositivo que usa uma braçadeira para estimular os nervos na pele pode aliviar a dor da enxaqueca. Esses dispositivos não têm efeitos colaterais significativos.
Triptanos (5-hidroxitriptamina [5-HT], ou serotonina, agonistas) são geralmente usados. Os triptanos evitam que os nervos liberem substâncias que possam provocar enxaquecas. Os triptanos são mais eficazes quando tomados logo que a enxaqueca começa. Eles podem ser tomados por via oral ou por um spray nasal ou ser injetados sob a pele (via subcutânea).
Como os triptanos e a di-hidroergotamina podem causar a contração dos vasos sanguíneos estreitos (constrição), eles não são recomendados para pessoas que têm angina, doenças da artéria coronária ou pressão arterial alta não controlada. Se as pessoas idosas ou pessoas com fatores de risco para doenças da artéria coronária precisarem tomar esses medicamentos, elas devem ser monitoradas de perto. No entanto, as pessoas com um desses distúrbios podem tomar lasmiditana, rimegepanto ou ubrogepanto.
Em caso de suspeita de enxaqueca, é importante consultar um neurologista ou clínico geral para uma avaliação e início do tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de medicamentos analgésicos e anticonvulsivantes, por exemplo.
Gepantos constituem outra classe de medicamentos que podem interromper as cefaleias. Os gepantos bloqueiam uma proteína no sangue que desencadeia a enxaqueca. Esses medicamentos (rimegepanto e ubrogepanto) são tomados por via oral.
A enxaqueca crônica é uma situação relativamente rara em que os sintomas da crise de enxaqueca se mantêm por mais de 15 dias. Embora não coloque a vida em risco, a enxaqueca crônica pode afetar gravemente as atividades diárias e a qualidade de vida, devendo-se, por isso, fazer o tratamento com um neurologista para aliviar os sintomas. Saiba mais sobre a enxaqueca crônica.
Política econômica é o conjunto de medidas tomadas pelo governo com o objetivo de produzir impacto na situação econômica de uma localidade. Ou seja, é a forma de se conduzir economicamente uma região.
Se as cefaleias tiverem surgido recentemente ou se alguns sinais de alerta estiverem presentes, geralmente é realizada uma ressonância magnética (RM) da cabeça e, às vezes, é feita uma punção lombar (punção na coluna vertebral) para excluir outros problemas.
Os médicos também recomendam o uso de intervenções comportamentais (como relaxamento, biofeedback, gerenciamento de estresse) para controlar crises de enxaqueca, especialmente quando o estresse é um desencadeador ou quando as pessoas estão tomando medicamentos demais para controlar as enxaquecas. As técnicas de relaxamento podem ajudar a controlar o estresse, diminuir a tensão muscular e alterar a atividade das ondas cerebrais.
O principal sintoma de enxaqueca é a dor de cabeça latejante que afeta um dos lados da cabeça, podendo ser acompanhada por outros sintomas como náusea, vômitos e maior sensibilidade à luz ou ruídos, interferindo diretamente na realização das atividades do dia a dia.
A dor de cabeça talvez resulte de tensão nervosa, lesão ou pinçamento de um nervo. Quando os músculos na cabeça, no rosto ou pescoço entram em espasmo, os vasos sanguíneos ao redor se contraem muito e, então, se dilatam para compensar a pressão.