Entre as moléculas de dióxido de carbono ocorrem interações do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, pois o CO2 é uma molécula apolar. Mas quando duas moléculas apolares aproximam-se, os elétrons das eletrosferas dos átomos repelem-se, provocando um movimento dos elétrons, que se acumulam em uma única região.
A molécula do metano apresenta quatro nuvens eletrônicas (quatro ligações simples) e também quatro átomos de hidrogênio ligados ao átomo central. Assim, temos quatro nuvens e quatro ligantes iguais, logo, a molécula é apolar.
As forças dipolo induzido-dipolo induzido são de fraca intensidade e ocorrem entre moléculas apolares, entre átomos de gases nobres ou entre moléculas polares e apolares. Essa força ocorre por uma deformação momentânea na nuvem eletrônica da molécula.
As interações dipolo-dipolo ou interações entre dipolos permanentes são forças atrativas que ocorrem entre moléculas polares. As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido-dipolo induzido, ligações de hidrogênio e dipolo permanente-dipolo permanente.
Ligação de Hidrogênio: Ligação de forte intensidade. Dipolo Permanente ou dipolo-dipolo: Ligação de média intensidade. Dipolo Induzido ou Forças de London: Ligação de fraca intensidade.
A força dipolo induzido-dipolo induzido ou dipolo instantâneo-dipolo induzido é uma força de atração que aparece nas substâncias formadas por moléculas apolares, no estado sólido ou líquido. ... O dipolo instantâneo induz a polarização da molécula vizinha, resultando uma atração fraca entre elas.
Verificado por especialistas. A força atrativa é a ligação coordenada, também chamada de covalente dativa.
Entre os átomos de Nitrogênio, temos a presença de uma ligação tripla (uma sigma e duas pi).
O elemento químico nitrogênio pertence a família 5A, tem portanto, em sua camada de valência 5 elétrons. Assim, seguindo a regra do octeto ele precisa de mais três elétrons, ou seja, ele faz três ligações. Essas ligações são feitas geralmente com elementos como o Carbono, o Hidrogênio ou o Oxigênio.
Um átomo de cálcio estabiliza um átomo de oxigênio: CaO e a proporção entre eles é de 1:1. Li e O: Li: 1s2 2s1 = forma cátion monovalente Li1+, doa um elétron; O: 1s2 2s2 2p4 = forma ânion bivalente O2-, recebe dois elétrons.
ligações iônica
Os sólidos iônicos são tipicamente duros, porém quebradiços. ... Isto ocorre porque quando aplicamos uma força sobre um cristal iônico (no nosso caso esta força foi a martelada), ocorre o deslocamento de uma camada de íons em relação à outra.