Cefaleia em salvas Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior.
Enxaqueca pode levar à morte? Apesar de provocar grande incômodo, uma crise de enxaqueca não chega a ser fatal, mas ela está associada a maiores riscos de doenças fatais, como AVC e doenças cardiovasculares, e até mesmo a casos de suicídio, tamanho o sofrimento causado pela condição.
A enxaqueca é uma das cefaleias primárias mais prevalentes, tendo como característica uma “desordem” no sistema nervoso central, caracterizada por dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz (fotofobia), ao som (fonofobia) ou movimento da cabeça (saiba mais sobre a enxaqueca neste link!).
Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.
Na análise dos dados, os pesquisadores não encontraram associação entre a exposição de chocolate e o desencadeamento de crise de enxaqueca. O professor ressalta que os pesquisadores concluíram, portanto, “que a ingestão de chocolate não deve ser fator comumente associado ao desencadeamento de crise de enxaqueca”.
Já que pretende começar a combater a enxaqueca assim que se acorda, nada como o iogurte grego ou um prato de ovos mexidos. Estes dois alimentos fornecem bons níveis de vitamina B, um dos minerais mais eficazes no alívio de dores.
Enquanto não há conclusões definitivas, já sabemos que alimentos que contêm tiramina (incluindo vinho tinto, queijos curados, certas carnes processadas e carne de porco, para citar alguns) e taninos (incluindo vinho tinto, chá, café e suco de maçã), podem causar uma crise de enxaqueca.
A principal diferença entre o iogurte e o leite fermentado é o tipo de fermento lácteo/cultura láctea (lactobacilus) utilizado na fermentação. Também difere o tipo e tempo de fermentação, mas ambos são fermentados.
Mulheres que têm enxaqueca com sintomas visuais devem evitar o uso de anticoncepcionais, que pode causar até um AVC por causa do hormônio presente no medicamento.