Ele foi construído pela Alemanha oriental, que era governada pelo regime socialista, para separar as pessoas que queriam passar da Alemanha oriental para a ocidental. Portanto, a queda do muro foi o marco para o fim da divisão da Alemanha e o fim da disputa entre os capitalistas e socialistas.
Queda do muro:Em 9 de novembro de 1989, com a crise do sistema socialista no leste da Europa e o fim deste sistema na Alemanha Oriental, ocorreu a queda do muro. ... O Muro de Berlim tem significado marcante no cenário político mundial, uma vez que era símbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas.
A queda do muro de Berlim, construído em 1961, representeou o fim da divisão existente entre as Alemanhas e foi um marco do enfraquecimento do socialismo no mundo. Ele separou a cidade em Berlim Oriental e Berlim Ocidental durante mais de 28 anos, desde sua construção em 1961 até a sua derrubada em 1989.
A União Soviética, formada em 1922 após a Guerra Civil Russa, foi uma nação que existiu até 1991, quando foi dissolvida. ... Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.
A fortaleza se estendia por 155 quilômetros e separava Berlim Ocidental de Berlim Oriental. Muito maior era a fronteira interna alemã, isto é, entre a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA), de regime comunista.
A queda do Muro de Berlim está diretamente relacionado com o enfraquecimento do bloco socialista no leste europeu, no final da década de 1980. Nessa década, a Alemanha Oriental enfrentava uma crise econômica muito forte, e a insatisfação da população com a economia ruim evidenciava as insatisfações políticas.
Resposta: Há 20 anos, a queda do Muro de Berlim (1961-1989) abriu caminho para a reunificação da Alemanha, acelerou o fim dos regimes comunistas no Leste Europeu, colocou um ponto final na Guerra Fria (1945-1989) e foi um dos fatores que contribuíram para o surgimento do mundo globalizado.
Sua queda, em 1989, simbolizou o fim da divisão bipolar entre Estados Unidos da América e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, reorganizando a economia e a política internacional. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, durou de 1939 a 1945.
Mas quem sair às ruas em 9 de novembro não encontrará o muro de 3,6 metros de altura que dividiu Berlim – e, de certa forma, o mundo inteiro – entre 1961 e 1989. Sob o lema “valor à liberdade”, os cidadãos celebrarão o 25º aniversário do dia em que tudo mudou.
o país se unificou tornando- se mais forte com o crescimento econômico e populacional. Fazendo também novas alianças com outros países, expandindo seu comércio para o exterior.
a divisão de Berlim, o fim do socialismo na Europa, a guerra frias etc. Quando a Segunda Guerra Mundial terminou, a capital alemã, Berlim, foi dividida em quatro áreas. Cidadãos da Alemanha foram para as ruas comemorar o momento histórico e ajudaram a derrubar o muro. ...
Símbolo maior da Guerra Fria, o Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu por 28 anos a Alemanha em dois blocos: a República Democrática da Alemanha - que seguia o regime socialista liderado pela União Soviética - e a República Federal da Alemanha -conduzida sob o regime capitalista.