EQST

Qual O Objetivo Principal Da Expediço De Langsdorff?

Qual o objetivo principal da expedição de Langsdorff?

Com o objetivo de promover "descobertas científicas, investigações geográficas, estatísticas e o estudo de produtos desconhecidos no comércio", a expedição foi patrocinada pelo Tzar russo Alexandre I e contou com a participação de vários artistas, botânicos, naturalistas e cientistas.

O que significa Langsdorff?

A Expedição Langsdorff foi uma expedição russa organizada e chefiada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, médico alemão naturalizado russo, que percorreu, entre os anos de 1824 a 1829, mais de dezesseis mil quilômetros pelo interior do Brasil, fazendo registros dos aspectos mais variados de sua natureza e ...

Como foi o fim de Langsdorff?

Durante todo trajeto, a equipe enfrentou inúmeras adversidades, culminando com a principal sequela, que foi a perda da memória de Langsdorff. A expedição encerrou-se em 1829, no Pará, de onde a equipe retornou ao Rio de Janeiro. Langsdorff amava o Brasil e planejava viver aqui até o fim de seus dias.

Quem estava acompanhando Langsdorff nessa expedição?

Acompanhando Langsdorff estavam Ludwig Riedel (botânico), Nestor Rubtsov (astrônomo), o médico e zoólogo Cristian Hasse, além de escravos, guias e remadores, somando 39 pessoas na expedição.

Qual era o plano da expedição de Langsdorff?

A ideia de fazer uma viagem científica exploratória ao interior do Brasil foi defendida com entusiasmo por Langsdorff junto ao governo russo, que concordou em financiar o projeto.

O que aconteceu entre 1821 e 1829?

Entre 1821 e 1829, uma expedição russa comandada pelo barão Georg Heinrich Langsdorff percorreu as então províncias do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Pará. ... No último trecho da viagem, ao longo do rio Juruena, Langsdorff adoeceu gravemente, perdendo a consciência de si.

Qual a missão de Langsdorff ao chegar no Brasil?

De 1812 até 1821, Langsdorff ocupou o cargo de cônsul- geral da Rússia no Brasil. Seu entusiasmo pela pesquisa da flora e da fauna deste exótico país data da época em que, ainda durante a circunavegação, esteve na ilha brasileira de Santa Catarina, (atual Florianópolis).

Quando Rugendas veio ao Brasil?

1821 Rugendas veio para o Brasil em 1821, ano em que completou 20 anos de idade, para fazer parte da Expedição Langsdorff, que patrocinada pelo império russo, pretendia elaborar um inventário da então colônia.

O quê Johann Moritz veio fazer no Brasil?

A expedição Langsdorff foi uma das mais importantes incursões científicas realizadas no Brasil no século XIX. E foi graças a esse projeto que o pintor alemão Johann Moritz Rugendas veio ao Brasil.

Porque Rugendas veio para o Brasil?

Rugendas veio para o Brasil em 1821, ano em que completou 20 anos de idade, para fazer parte da Expedição Langsdorff, que patrocinada pelo império russo, pretendia elaborar um inventário da então colônia.

O quê Johann Moritz Rugendas fez em sua estadia no Brasil?

Rugendas não realiza nenhuma pintura a óleo em sua primeira estada no Brasil, privilegia o desenho e ocasionalmente o colore à aquarela. De 1825 a 1828 vive entre Paris, Augsburg e Munique. Nesse período, dedica-se à publicação de sua obra Voyage Pittoresque dans le Brésil.

Como Rugendas veio para o Brasil?

Rugendas veio para o Brasil em 1821, ano em que completou 20 anos de idade, para fazer parte da Expedição Langsdorff, que patrocinada pelo império russo, pretendia elaborar um inventário da então colônia.

Onde nasceu Johann Moritz Rugendas?

Augsburgo, Alemanha Johann Moritz Rugendas/Local de nascimento

Quem foi o alemão Johann Moritz Rugendas 1802 1858 Qual sua colaboração para o Brasil?

Johann Moritz Rugendas (Augsburg, Alemanha, 1802 – Weilheim, Alemanha, 1858). Pintor, desenhista e gravador. Participa de expedições com o objetivo de documentar sobre o continente americano e tem um importante trabalho iconográfico de paisagens e costumes brasileiros do século XIX.

Quem foi Johann Moritz Rugendas e quais registros feitos por ele?

Johann Moritz Rugendas (Augsburg, Alemanha, 1802 – Weilheim, Alemanha, 1858). Pintor, desenhista e gravador. Participa de expedições com o objetivo de documentar sobre o continente americano e tem um importante trabalho iconográfico de paisagens e costumes brasileiros do século XIX.

Como os indígenas foram caracterizados por Rugendas E o que eles estão fazendo?

Os índios estão todos nus, com corpos mal definidos e com feições embrutecidas. Ao passar o motivo à pedra, Rugendas mantém a exuberante vegetação, porém limpa um pouco a cena, colocando uma clareira na qual os grupos principais se encontram, destacando o local onde onde acontece o fato.

O quê Rugendas retratou?

Johann Moritz Rugendas foi um pintor e desenhista alemão que viveu muitos anos no Brasil. Ele retratou a população e as paisagens brasileiras da primeira metade do século XIX.

Qual a importância de Rugendas para a arte brasileira?

Rugendas foi um dos mais conhecidos artistas viajantes e, ao lado do francês Jean Baptiste Debret, foi responsável pela divulgação das primeiras imagens do Brasil no exterior. Em sua trajetória, retratou o país durante os anos 1820 com toda a exuberância da natureza e os costumes da população.

Como Johann Moritz Rugendas contribuiu para a sociedade brasileira?

Pintor, desenhista e gravador. Participa de expedições com o objetivo de documentar sobre o continente americano e tem um importante trabalho iconográfico de paisagens e costumes brasileiros do século XIX. Pertence à sétima geração de uma família de desenhistas, pintores, gravadores e impressores.