Qual o objetivo da Educaço Patrimonial? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Educação Patrimonial consiste em provocar situações de aprendizado sobre o processo cultural e seus produtos e manifestações, que despertem nos alunos o interesse em resolver questões significativas para sua própria vida, pessoal e coletiva.
O que é Educação Patrimonial nas escolas?
A proposta da Educação Patrimonial na escola é envolver a comunidade escolar no reconhecimento e valorização dos bens culturais e das pessoas que formam o patrimônio cultural, e que estão bem ao nosso lado. histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
O que trabalhar com Educação Patrimonial?
A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de Educação Patrimonial busca levar as crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural, capacitando ...
O que não é Educação Patrimonial?
O que não é educação patrimonial: cinco falácias sobre seu conceito e sua prática. ... Isso implica conceber o patrimônio cultural como um elemento social inserido nos espaços de vida dos sujeitos e que, nas práticas educativas, deve ser levada em conta a sua dimensão social, política e simbólica.
Quais as contribuições da Educação Patrimonial para o Ensino de história?
O patrimônio cultural rememora algo ou alguém que possui importância na história local ou no contexto histórico do país,sua introdução no ensino de História deve ser dada utilizando a metodologia da educação patrimonial ,além de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas é possível também educar sobre a preservação do ...
Qual a relação entre patrimônio cultura e educação?
Buscar constantemente o interesse pelo patrimônio, pela sua preservação e por seu reconhecimento como instrumento didático-pedagógico, faz surgir novas visões, demonstrando que a identidade cultural está em permanente construção, tanto na dimensão material quanto imaterial do patrimônio.
O que é patrimônio imaterial escolar?
Patrimônio imaterial é o conjunto de bens que têm valor mas não têm preço, porque não são negociáveis. Reúne conhecimentos, práticas e modos de vida e de expressão, e também lugares. ... Também ensinam às novas gerações sobre seus valores culturais e históricos.
O que trabalhar em patrimônio cultural?
Danças, músicas, expressões, lendas, festas, celebrações, conhecimentos e técnicas, assim como instrumentos, artefatos e lugares, carregam em si uma memória coletiva. Os bens imateriais estão relacionados à formação da identidade da comunidade.
Como a escola pode contribuir para conservação do patrimônio cultural do país?
A educação patrimonial é colocada nos objetivos do ensino fundamental de "conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País".
Qual a diferença entre preservação restauro e tombamento?
De acordo com a Constituição Federal, tombar não significa cristalizar ou perpetuar edifícios ou áreas, inviabilizando toda e qualquer obra que venha contribuir para a melhoria da cidade. Preservação e revitalização são ações que se complementam e, juntas, podem valorizar bens que se encontram deteriorados.
Como trabalhar patrimônio cultural em sala de aula?
- Limitar-se a efemérides. Abordar manifestações típicas só em datas comemorativas esvazia o significado da memória de um povo. ...
- Ignorar as pessoas da comunidade. A participação de artistas e outros agentes culturais aproxima a turma dos fazeres típicos da região.
- Tratar o Patrimônio Cultural como passado.
Qual a relação entre cultura e patrimônio?
Entender o que é patrimônio cultural envolve compreender a importância da cultura para a sociedade. ... Portanto, o significado de patrimônio cultural diz respeito a uma herança compartilhada entre os cidadãos, que carrega em si aspectos referentes a identidade daquela sociedade.
O que é o patrimônio cultural e seus usos para educação?
Constituem Patrimônio Cultural Brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos grupos formadores da sociedade brasileiras, nos quais se incluem: I – as formas de expressão; II – os modos de criar, fazer e viver; ...
O que é patrimônio cultural para educação infantil?
O patrimônio cultural é um conjunto de bens culturais que estão muito presentes na história do grupo, que foram transmitidos entre várias gerações. Ou seja, são os bens culturais que ligam as pessoas aos seus pais, aos seus avós e àqueles que viveram muito tempo antes delas.