Acetic acid
O ácido acético é o principal componente do vinagre, sendo o responsável por seu sabor azedo; daí o seu nome: do latim acetum, que significa vinagre. No vinagre, ele aparece em soluções a 4% em volume de ácido acético, em média. ... O ácido acético também é encontrado na sua forma esterificada em animais e vegetais.
O ácido acético (do latim acetum, azedo), CH3COOH, oficialmente chamado ácido etanóico, é um ácido carboxílico (especificamente, um ácido monocarboxílico), saturado e de cadeia aberta. Em sua forma impura, é popularmente conhecido como vinagre (±7% de ácido acético em solução aquosa).
Tabela 1.
O elemento químico de número atômico 23 pode formar íons relativamente estáveis com números de oxidação +2, +3, +4 e +5.
O vinagre branco é uma solução tipicamente composta de 4 a 7% de ácido acético e 93 a 96% de água, embora tipos com maior teor de ácido acético estejam disponíveis para fins agrícolas ou de limpeza. É mais comumente feito através da fermentação de álcool de cereais.
Uma das opções entre elas é a escova de ácido acético. Sua fórmula tem, como composto principal, o ácido acético, o mesmo encontrado no vinagre. Diferentemente do formol, que plastifica a fibra capilar, esse ácido atua alisando‐a temporariamente. Tem longa durabilidade: o processo pode ser refeito a cada 90 dias.
No cabelo, a função do ácido hialurônico não é muito diferente. Quando você inclui um produto com essa substância na rotina de cuidados capilar, seu cabelo ganha outro aspecto, pois o ácido penetra o interior da fibra capilar reparando e reconstruindo toda sua estrutura, deixando as madeixas saudáveis novamente.
Benefícios do Ácido Lático nos cabelos: Sua propriedade acidulante faz com que regule o PH dos fios deixando-os mais alinhados e sem frizz. Quando aquecido esse ácido preenche espaços abertos na cutícula do fio (não alisa nem modifica a estrutura do fio), coisa comum em cabelos danificados por químicas.
Ácido glioxílico