A uva é uma das frutas mais saudáveis. Por ser rica em glicose e frutose é um alimento que dá bastante energia, por isso é uma ótima opção de lanche. Ela também tem alto valor calórico, por isso deve ser consumida com moderação. Apesar da doçura, ela não causa pico glicêmico porque é rica em fibras.
“ É recomendada a ingestão de 3 a 5 porções de frutas ao dia. Uma porção equivale a aproximadamente 100 gramas de uva, meio cacho de uva, ou 1 copo de 200 ml de suco”, conclui a nutricionista.
No entanto, as uvas podem ser ingeridas todos os dias em suas mais diversas formas, sem maiores problemas. De modo geral, recomenda-se a ingestão de cerca de 200 ml de vinho ao dia, ou 300 ml de suco natural.
Esta dieta é desequilibrada e, por isso, totalmente desaconselhável. Mas as uvas podem e devem fazer parte de um plano nutricional equilibrado e variado, já que trazem vários benefícios para a saúde. E, sim, podem fazer parte de um plano de emagrecimento, desde que consumidas com moderação.
Como consumir: As uvas devem ser consumidas em pequenas porções, sendo recomendado consumir 17 unidades pequenas ou 12 unidades grandes com pele para aumentar o seu conteúdo de fibras.
Quantidades comuns
Uva Rubi: presença do antioxidante resveratrol ajuda a controlar o colesterol e a proteger as funções do cérebro. Puxada para o roxo e com algumas nuances amareladas, a uva rubi é ótima para consumo natural por ter uma polpa maior e bem docinha.
Mais fáceis de produzir, as uvas verdes ajudam a melhorar a circulação. Além disso, possuem grande quantidade de vitaminas K e B1, que ajudar na fixação do cálcio e, assim, garantem a saúde dos ossos. Possuem menos açúcar que as uvas roxas, o que beneficia na dieta, e também contribuem na prevenção do câncer.
Quais são as 10 frutas que ajudam a emagrecer
Sendo assim, considere as frutas abaixo como as melhores para consumir à noite:
Morango, jabuticaba, uva, cereja, amora, açaí e framboesa são campeões em antocianina. Pigmento responsável pela cor vermelho-arroxeada dessas frutas, ele também tem uma função antioxidante que ajuda na queima de gordura abdominal.
Saiba quais são:
Limão, tangerina, grapefruit e companhia ajudam a diminuir a circunferência abdominal graças a uma substância especial. Azedou para a gordura corporal! Além da poderosa ação antioxidante da vitamina C, as frutas cítricas são fontes de sinefrina, um termogênico natural.
Fruta não engorda se consumida com moderação: recomenda-se cinco porções diárias e variadas
12 frutas com poucas calorias para você comer sem medo
7 alimentos que saciam (e não engordam)
21 alimentos que ajudam a emagrecer com saúde