EQST

Qual O Contexto Histrico Do Livro Dom Casmurro?

Qual o contexto histrico do livro Dom Casmurro? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o contexto histórico do livro Dom Casmurro?

A Obra. Dom Casmurro é um romance realista voltado para a análise psicológica que foi publicado pela primeira vez em 1899. Ele é ambientado no Rio de Janeiro do Segundo Reinado e narrado em primeira pessoa por Bento Santiago, ou Bentinho, um homem branco e rico.

Onde se passa a história de Dom Casmurro?

A ação se passa aproximadamente entre 1857 e 1875, embora o livro tenha sido escrito na década de 1890. Na infância e adolescência, Bento de Albuquerque Santiago morava na rua de Matacavalos (Rio de Janeiro), com sua mãe viúva dona Glória, a prima Justina, o tio Cosme e o agregado José Dias.

Em que ano se passa a história de Dom Casmurro?

A história se passa no século XIX, e o narrador aponta somente estas seguintes datas: 1857 — Bentinho tem quinze anos; 1865 — casamento de Bentinho e Capitu; 1871 — morte de Escobar.

Qual a temática do livro Dom Casmurro?

O tema central de Dom Casmurro é o ciúme e a tragédia conjugal de Bentinho. A começar pela citação dos imperadores César, Augusto, Nero e Massinissa, que mataram suas esposas acusadas de adultério, até a citação shakespeariana do mouro Otelo que matou sua mulher pelo mesmo motivo.

Em que bairro do Rio de Janeiro vão morar Capitu e Bentinho depois de casados em 1865 e qual a profissão do marido de Capitu *?

Em 1865, Bento e Capitu finalmente casam, passando a morar no bairro da Glória. O escritório de advocacia progride e a felicidade do casal seria completa não fosse a demora em nascer um filho. Isto faz com que ambos sintam inveja de Escobar e Sancha, que tinham tido uma filha, batizada com o nome de Capitolina.