Nesse sentido, a leitura do raio atômico na família é feita de cima para baixo. Ao pegar como exemplo os elementos da primeira família da tabela, com exceção do hidrogênio, têm-se o frâncio (Fr) como o elemento de maior raio atômico, por estar no sétimo período.
O Raio Atômico
O raio atômico dos elementos é uma propriedade periódica que determina o raio de um átomo o qual varia dependendo da posição do elemento na Tabela Periódica. Assim, eles podem aumentar e diminuir consoante o aumento do número atômico (Z) do elemento que corresponde ao número de prótons presentes no núcleo dos átomos.
Entre as complexidades do estudo atômico está a determinação do tamanho do átomo ou, melhor, o raio atômico. Essa propriedade periódica descreve a distância do núcleo até o elétron mais externo de seus níveis eletrônicos.
60 pm
a) Na mesma família: à medida que o número atômico aumenta (de cima para baixo), o raio atômico também aumenta. Isto ocorre porque os níveis de energia ou camadas eletrônicas do átomo no estado fundamental também aumentam. Assim, podemos dizer que o raio atômico cresce de cima para baixo na tabela periódica.
O raio atômico se refere ao tamanho do átomo. Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo. O átomo que possui o maior número de prótons exerce maior atração sobre seus elétrons. ... O elemento de maior raio atômico é o Césio.
185 pm
I - Quanto menor o raio do íon, maior será sua quantidade de elétrons quando comparado com seu átomo. Alternativa incorreta, pois quanto menor o raio do ion, menor a quantidade de eletrons quando comparado com seu atomo. II - O potencial de ionização aumenta à medida que o raio atômico aumenta em uma família.
O raio de um cátion será sempre menor do que o raio do seu átomo neutro. Já quando ele ganha elétrons o seu tamanho aumenta, pois aumenta também a repulsão dos elétrons da última camada. O número de elétrons nas eletrosferas passa a ser maior do que o número de prótons no interior do núcleo.
Quanto maior a carga nuclear efetiva, maior será a atração do núcleo sobre os elétrons e menor será o raio. Nos exemplos acima, o cloro tem o raio atômico menor que o do sódio. Neste caso, a carga nuclear efetiva não se altera.
Conforme analisamos o gráfico, na tabela periódica o raio atômico aumenta da direita para a esquerda e de cima para baixo. B) Os elementos de maior raio atômico estão localizados no grupo 1 ou 1A, conhecidos como metais alcalinos (Li, Na, K).
Os suplementos a base de cálcio são bastante populares em farmácias e lojas de suplementos, encontrados na forma de cálcio quelado e sais de cálcio, como acetato, lactato, gluconato, citrato, malato, glicina e carbonato, cuja absorção varia de 25 a 40%.
Assim, é importante que os alimentos ricos em cálcios sejam incluídos na dieta, sendo a quantidade diária ideal recomendada pelo nutricionista. Alguns dos principais alimentos ricos em cálcio são leite, queijo, espinafre, sardinha e brócolis, por exemplo.