Joseph Marie Jacquard (1752-1834) foi um mecânico, tecelão de seda e comerciante nascido na França, conhecido por desenvolver o primeiro tear programável para tecer padrões em tecido. Esta invenção permitiu a produção em massa de designs têxteis complicados e caros, com padrões intrincados que seriam tecidos automaticamente.
Esta melhoria envolveu a incorporação de um dispositivo para controlar os fios de urdidura individuais. Isso permitiu a produção de padrões de tecelagem intrincados como tapeçarias, brocados, damascos e malhas estampadas de forma automática e muito mais rápida do que com outras modalidades.
Joseph Marie Jacquard (1752-1834) era um tecelão mecânico, seda e comerciante de origem francesa, reconhecida por desenvolver o primeiro tear programável para tecer padrões em tecido em tecido. Essa invenção permitiu a produção em massa de designs têxteis complicados e caros, com padrões complexos que seriam tecidos automaticamente.
Esses fios podem ser naturais ou sintéticos, porém é a sua textura que é determinante para a forma final do tecido. A composição e a textura dos fios, somados à forma e a tensão do entrelaçamento, é o que determina o caimento, o aspecto e o toque de um tecido.
Em 1790, Jacquard apresentou suas primeiras idéias que seriam a base do tear automático moderno, mas o design foi interrompido pela Revolução Francesa, na qual ele lutou do lado dos revolucionários com seu filho Jean Marie. Isso foi morto em 1795 nos arredores de Heidelberg, depois de lutar na campanha Rin e servir no Rhone e Loira Battalion.
Mais tarde, no final do século 19, Herman Hollerith também queria usar cartões para armazenar informações. A diferença foi que ele inventou uma ferramenta para tabulá-los. Hollerith usou sua variante para armazenar dados no censo de 1890 nos Estados Unidos.
Nessa busca por soluções, ele desenvolveu um tear de pedal apresentado na exposição de produtos da indústria francesa em Paris e pela qual recebeu uma medalha de bronze. Em seguida, ele desenvolveu um tear para tecer redes de pesca e, paralelo, ele foi anexado ao Conservatório de Artes e aos Metiers em Paris.
Em 1790 Jacquard apresentou suas primeiras idéias sobre o que seria a base do moderno tear automático, mas o projeto foi interrompido pela Revolução Francesa, na qual lutou ao lado dos revolucionários ao lado de seu filho Jean Marie. Ele foi assassinado em 1795 nos arredores de Heidelberg, após lutar na campanha do Reno e servir no batalhão do Ródano e do Loire.
Esta invenção recebeu grande rejeição dos tecelões de seda que temiam perder seus empregos e, portanto, seu sustento. Weavers até queimou os novos teares e atacou Jacquard, mas o tempo e as vantagens oferecidas justificaram sua adoção generalizada.
Os dados sobre o início profissional da Jacquard não são precisos. Existem dados que afirmam que foi dedicado à fabricação de chapéus de palha. Outras informações falam de ser um soldado, queimador de limão, entre outros papéis.
O primeiro avanço que permitiu melhorar o trabalho do tear aconteceu em 1725, graças a Basile Bouchon. Naquela época, as bases foram estabelecidas para usar uma tira de papel. Nesse caso, a fita de papel foi atingida com a mão; Foi o princípio que permitiu a Jacquard levantar sua invenção.
No entanto, a maioria das tecelãs não trabalhava de forma independente, mas sim para os comerciantes de seda, e para isso exigiam uma autorização que não possuíam, por isso não prosperaram na atividade. Durante esses anos, foi forçado a tornar-se queimador de cal em Bresse.
Apesar de brilhantes, os projetos de Babbage exigiam técnicas bastante avançadas e caras na época. Mesmo sem ter construído sua máquina analítica e sua máquina diferencial, precurssora das calculadoras modernas, foi considerado o inventor do primeiro computador de uso geral mecânico, idealizado com os cartões perfurados de Jacquard.
Os tecidos têm diferentes estruturas. A estrutura de um tecido é o tipo de entrelaçamento entre os fios longitudinais, paralelos à ourela – o urdume, e os fios transversais – a trama.
O tear de Jacquard usava cartões perfurados que podiam ser substituídos e servidos para controlar um conjunto de operações. Desde o início, foi considerado um passo importante para o desenvolvimento do hardware do computador.
O tear Jacquard também teve grande importância fora da indústria têxtil. O matemático inglês Charles Babbage, um inventor, hoje considerado um dos precurssores da ciência da computação, idealizou o projeto de uma Máquina Análitica. Ao conhecer o sistema Jacquard ele decidiu que sua máquina analítica seguiria o mesmo padrão de cartões perfurados.
Entre suas novidades tecnológicas mais recentes está um projeto da Google, denominado Project Jacquard. O objetivo é desenvolver máquinas mais modernas de tear industriais e tricô 3D para criar roupas inteligentes que poderão funcionar como computadores vestíveis aplicando também o conceito de Internet das Coisas.
Tanto o Project Jacquard, como outros projetos de modernização e humanização dos processos produtivos, podem ajudar a criar uma nova era na indústria da moda mais sustentável e inteligente.
Os teares de jacquard a princípio eram mecanismos mecânicos. Em 1855, foi adaptado para ser usado com eletroímãs. Essa adaptação, embora tenha gerado muito interesse, não teve muito sucesso quando foi posta em prática.
Essa melhoria significava a incorporação de um dispositivo para controlar os threads individuais de urdidura. Isso permitiu a produção de padrões intrincados de tecidos, como tapeçarias, brocadas, barragens e tecidos de cofre estampados automaticamente e muito mais rápido do que com outras modalidades.
O processamento de dados tornou-se uma grande indústria. A IBM (International Business Machine Corporation) dominou a primeira metade do século 20 com equipamentos de gravação.
Joseph Marie Jacquard nasceu em 7 de julho de 1752 na cidade de Lyon, França. Seus pais Jean Charles Jacquard e Antoinette Rive tiveram outros 8 filhos, mas apenas ele e uma irmã vieram para a idade adulta.
A barra passou pelas perfurações de um cartão. Quando ele não conseguiu encontrar um buraco, a barra foi para a esquerda.Além disso, possuía varetas usadas para mover os ganchos. Quando as varas se moveram para a esquerda, o gancho foi mantido no lugar.
Joseph Marie Jacquard introduziu o conceito de armazenamento de informações em placas perfuradas, não para o processamento de dados, mas sim para a tecelagem. Com isso, foi possível a criação da primeira máquina programável.
Em 1802 - na França, Joseph Marie Jacquard passou a utilizar Cartões Perfurados para controlar suas máquinas de tear e automatizá-las. ... Então aperfeiçoou os cartões perfurados e inventou máquinas para manipulá-los, conseguindo com isso obter os resultados em tempo recorde, isto é, 3 anos depois.
Herman Hollerith
Em 1804, Joseph Marie Jacquard construiu um tear inteiramente automatizado, que podia fazer desenhos muito complicados. Esse tear era programado por uma série de cartões perfurados, cada um deles controlando um único movimento da lançadeira.
O Cartão perfurado foi inicialmente projetado pela IBM. Esses cartões foram os grandes precursores da memória usada em computadores. Nos primeiros computadores, que eram máquinas enormes e muito complicadas de serem utilizadas, os cartões perfurados eram o meio de incluir dados e comandos nas máquinas.
Clérigo, poeta e inventor britânico nascido em Nottinghamshire, criador e construtor do primeiro tear mecânico movido a vapor, revolucionando a fabricação de tecidos e aumentando sua produção, o qual patenteou (1785).
O cartão perfurado foi aproveitado inicialmente por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company, precursora da IBM, porém foi inventado por Joseph-Marie Jacquard em 1801, com projeto inicial de um "tear" automatizado.
É um cartão que contém informação digital representada pela presença ou falta de furos em posições predefinidas. Eram usados no século XX para processamento e armazenamentos de dados.
Tradicionalmente, durante as oficinas ou aulas de programação com Scratch, são utilizados os “Scratch Cards” ou cartões de programação/jogos. Esses cartões facilitam em muito a criação de conteúdo para os programadores iniciantes.
Um cartão de raspadinha é um cartão pequeno, muitas vezes feito de cartão fino em papel para competições e plástico para ocultar PINs, onde uma ou mais áreas contêm informações ocultas que podem ser reveladas arranhando uma cobertura opaca.
O tear de Jacquard Muitos dizem que Jacquard é o pai da programação, embora Ada Lovelace tenha escrito o primeiro programa para a máquina de Babbage.
A scratch card is a card with hidden words or symbols on it. You scratch the surface off to reveal the words or symbols and find out if you have won a prize.
Scratch é um novo contexto de programação visual e multimídia baseado em Squeak. ... No Scratch é possível trabalhar com imagens, fotos, música, criar desenhos, mudar aparência, fazer com que os objetos interatuem... Sua programação é inteiramente visual. Ele recupera o modelo construtivista do Logo e dos E-Toys Squeak.
Scratch é uma nova linguagem de programação que permite a criação de histórias, animações, jogos e outras produções. Tudo pode ser feito a partir de comandos prontos que devem ser agrupados.
O Scratch é uma ferramenta utilizada para ensinar programação usando blocos lógicos e possui um grande potencial para o desenvolvimento de várias aplicações. ... O objetivo foi proporcionar aos participantes a compreensão dos conceitos fundamentais do Scratch, assim como de noções de lógica de programação.
O Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos e desde 2013 o programa está disponível para download. Qualquer pessoa pode ter acesso e começar a usar a ferramenta.
É possível utilizar o Scratch através de um editor online ou um editor offline e ambos são gratuitos. A forma mais rápida de já começar é utilizar a versão online (é preciso ter instalado o navegador Firefox ou Chrome atualizados e o plug-in Adobe Flash Player atualizado).
Para que serve o Scratch? O Scratch foi pensado para permitir que programar se tornasse fácil a ponto de uma criança conseguir fazer. Inspirados nos blocos Lego, foram criados os blocos de programação.
Para iniciar um novo projeto, acesse o SCRATCH e clique em Criar. Se você tem uma conta SCRATCH, acesse-a para salvar seu projeto. seus próprios jogos, animações, música, arte e histórias interativas. Arraste um bloco MOVA para a área de scripts.
Insira um título para o seu projeto. Quando você estiver pronto para compartilhar seu projeto, clique no botão "Compartilhar" na parte superior da tela. Dica: Você precisa criar uma conta no Scratch para compartilhar seu projeto online.
Para fazer o download basta ir no site do Scratch, navegar até o rodapé da página e escolher a opção Baixar. Escolha o Sistema Operacional e salve o arquivo para instalação. É possível usar o Scratch mesmo não estando conectado na Internet, para isso existe o editor offline do Scratch.
Clique em ScratchJrícone da aplicação. Uma janela de ScratchJr na Play Store ou a loja de aplicativos será aberta e exibirá a Loja em seu aplicativo de emulador. Agora, pressione o botão Instalar e, como em um dispositivo iPhone ou Android, seu aplicativo começará a ser baixado. Agora estamos todos prontos.
Instalando o Scratch no Linux Ubuntu 16.
Como instalar a linguagem de programação VisualG no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia. Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite visualg ou em um terminal, seguido da tecla TAB.