O triângulo I possui dois lados com medida 2 unidades. Logo, ele é isósceles. O triângulo II possui os três lados com medidas diferentes.
Os triângulos são classificados de acordo com a medida dos seus lados e dos seus ângulos. A classificação de triângulos em relação aos lados recebe os seguintes nomes: triângulo equilátero, triângulo isósceles e triângulo escaleno.
1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.
5 Propriedades do triângulo retângulo
O triângulo retângulo é a forma geométrica que possui um ângulo reto (90°) e dois outros ângulos agudos (menores que 90°). A soma de todos os ângulos internos do triângulo retângulo corresponde a 180°, o que caracteriza como um ângulo raso.
Características do triângulo retângulo O triângulo retângulo é um polígono que possui dois ângulos agudos e um ângulo reto. Além disso, os seus lados recebem nomes específicos, o maior deles é conhecido como hipotenusa, que sempre fica de frente ao ângulo reto, os outros dois lados são chamados de catetos.
Os ângulos que medem menos de 90° são chamados de agudos. É importante lembrar que a soma das medidas internas dos ângulos de um triângulo qualquer é igual a 180°. Como os triângulos retângulos possuem um ângulo reto, então os outros ângulos são, necessariamente, agudos, isto é, medem menos que 90°.