Qual a validade jurdica de um cheque Pr-datado? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Cheques Pré-Datados O ideal é que se coloque na data de emissão a data para o recebimento, e não a data presente, em que o mesmo está sendo preenchido. Se a data para o recebimento for depois de 6 meses após a data de emissão, o cheque não poderá ser descontado, pois já terá expirado.
Qual é validade jurídica do cheque Pós-datado explique?
CHEQUE – EMISSÃO PARA PAGAMENTO FUTURO – É válido e eficaz o cheque antedatado ou pós-datado, pois ainda permanece como ordem de pagamento à vista, não desconfigurada a sua cartularidade, ainda que desviada de sua função.
Quanto tempo para compensar cheque de outra praça?
O prazo de liberação do valor dos cheques da praça é de: 24 horas, se forem de valor igual ou superior a R$ 300,00. 48 horas, se forem de até R$ 299,99. Cheques de outras praças, liquidados pela compensação nacional, variam de três a seis dias úteis.
É nulo o cheque Pré-datado ou Pós-datado?
Embora juridicamente o termo correto seja cheque “pós-datado”, a prática consagrou a expressão “pré-datado”, que reina absoluta entre nós, já tendo sido mencionada até em decisões judiciais. Cheque “pós-datado” é uma convenção entre o emitente e o tomador, pactuando o dia do pagamento do cheque.
Como a lei protege o sacado que aceita cheque Pós-datado como ordem de pagamento?
Como a lei protege o sacado que aceita cheque pós-datado como ordem de pagamento? ... Esta modalidade representa uma ordem de pagamento à vista, dada a um banco ou a uma instituição financeira, em favor próprio ou de terceiro.
O que quer dizer mesma praça?
Assim, quando o cheque for emitido na mesma praça, ou seja, da mesma localidade do banco sacado, o prazo para sua apresentação será de 30 dias. No entanto, quando o cheque for emitido em praça diferente da localidade do banco sacado, o seu prazo para ser apresentado será de 60 dias.
O que é cheque emitido na mesma praça?
Como dito, a praça do cheque é o local em que a folha foi emitida. Ou seja, o endereço físico de sua agência bancária. Por exemplo, caso você tenha emitido seu cheque em uma agência de Belo Horizonte, é neste município em que será a praça do seu cheque. A praça do cheque interfere, na compensação dele.
Quantos dias para compensar um cheque de bancos diferentes?
um dia
Desde 2018, o prazo para compensação de cheque é de um dia útil. E isso vale para qualquer quantia. Ao receber o depósito e verificar o documento, a instituição financeira pode negar sua compensação.
O que é cheque pré ou pós-datado?
"O cheque pré datado, ou pós-datado, como prefere parte da doutrina, é o cheque emitido com cláusula de cobrança em determinada data, em geral (sic) a indicada como data da emissão, ou a consignada no canto direito do talão" (COVELLO, Sérgio Carlos. "Prática do Cheque".
O que seria o cheque Pós-datado e seus efeitos?
Cheque “pós-datado” é uma convenção entre o emitente e o tomador, pactuando o dia do pagamento do cheque. A vigente Lei brasileira (7.357/85) admite expressamente a existência dessa modalidade e, portanto, sua validade como Título de Crédito.
Como o direito brasileiro trata o cheque Pós-datado?
CHEQUE – EMISSÃO PARA PAGAMENTO FUTURO – É válido e eficaz o cheque antedatado ou pós-datado, pois ainda permanece como ordem de pagamento à vista, não desconfigurada a sua cartularidade, ainda que desviada de sua função.
Qual o conceito de cheque Trata-se de uma ordem ou promessa de pagamento explique?
O cheque é uma promessa indireta de pagamento feita pelo emitente, cujo conteúdo, tal como na letra de câmbio, corresponde a uma ordem de pagamento a um Banco ou Instituição Financeira assemelhada para pagar uma quantia determinada ao emitente ou a terceiro, havendo fundos disponíveis em poder do sacado.
O que é a apresentação do cheque?
O cheque deve ser apresentado para pagamento, a contar do dia da emissão, no prazo de 30 (trinta) dias, quando emitido no lugar onde houver de ser pago; e de 60 (sessenta) dias, quando emitido em outro lugar do País ou no exterior.