Reprodução das pteridófitas Assim como nos demais vegetais, na reprodução sexuada das pteridófitas ocorre a alternância entre dois tipos de gerações, uma haplóide (n) e outra diplóide (2n). Por isso o ciclo é chamado de haplodiplobionte. A geração haplóide é o gametófito, estrutura que produz gametas através da mitose.
Resposta. Resposta: A samambaia é uma planta assexuada produtora de esporos. ... O protalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
A estrutura responsável por produzir esporos em uma pteridofita é o "esporângio", que além de produzir, armazena e os libera no ar.
O esporófito marca a fase diplóide (2n) do organismo e tem como função a produção de esporos, unidades reprodutivas que geram o gametófito (n), marcando o início da fase haplóide do indivíduo.
Tipos de esporos
fungos
As plantas pertencem ao Reino Plantae e são muito importantes para a manutenção da vida na Terra, pois todos os seres vivos dependem delas para sobreviver. Os organismos do Reino Plantae são multicelulares, com células eucarióticas. ... Os vegetais foram os primeiros colonizadores do planeta Terra.