A hipertensão acelera o desenvolvimento da ateroscle- rose e as dislipidemias agravam a doença renal hiperten- siva, a hipertrofia miocárdica e os eventos cardiovascu- lares do paciente hipertenso. O tratamento da hipertensão arterial pode mo- dificar o perfil lipídico e a aterosclerose induzida pela hiperlipidemia.
A dislipidemia é definida como distúrbio que altera os níveis séricos dos lipídeos (gor- duras). Assim como a hipertensão, também é um dos fatores de risco para ocorrência de doenças cardiovasculares (DCV) e cerebrovasculares.
As placas de ateroma se formam na camada íntima da parede vascular a partir da deposição de lipídios que resulta em um processo inflamatório crônico. A alteração da parede vascular interfere na hemodinâmica e acarreta outras patologias cardiovasculares.
HDL e LDL são lipoproteínas que garantem a circulação do colesterol no nosso corpo. Enquanto o HDL faz o transporte reverso, o LDL está associado a algumas doenças. As lipoproteínas são moléculas formadas por lipídios e proteínas.
Enquanto o LDL (Low Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de baixa densidade) transporta o colesterol do fígado às células, o HDL (High Density Lipoproteins ou Lipoproteínas de alta densidade) faz o inverso, retirando o excesso de colesterol e levando-o de volta ao fígado, para ser eliminado pelo corpo.
O que é exame de Colesterol Total? O colesterol total é a soma das várias frações de colesterol, ou seja, a união do colesterol LDL, HDL e VLDL. O exame de colesterol total, também chamado de painel ou perfil lipídico, mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea.