Qual a proposta da clnica ampliada? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Clínica Ampliada propõe então que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.
Como funciona a clínica ampliada?
A clínica ampliada é um modelo que valoriza a escuta do paciente, com o médico compreendendo como essa pessoa se sente e discutindo as possibilidades de diagnóstico e de tratamento de maneira conjunta com ele e com outros profissionais de saúde.
O que é clínica ampliada em saúde mental?
A clínica ampliada é um modelo de atenção baseado no conceito de saúde integral e que se preocupa com a promoção, prevenção e reabilitação em saúde. Ela articula as condições biopsicossociais com a qualidade de vida e propõe também o diálogo entre os profissionais e o paciente para desenvolver a proposta terapêutica.
O que é clínica ampliada é compartilhada?
A Clínica Ampliada e compartilhada, vem com a proposta de entender o significado do adoecimento e tratar a doença no contexto de vida, no qual esta doença está inserida. Portanto, sua proposta, não é tratar a doença, mas o sujeito de maneira integral.
Porque precisamos da clínica ampliada?
A Clínica Ampliada, busca a articulação e inclusão dos diferentes enfoques e disciplinas no que diz respeito ao trabalho em saúde, ou seja, todas as equipes trabalham em conjunto para um melhor resultado, a chamada equipe multiprofissional.
Por que precisamos da clínica ampliada?
a Clínica ampliada propõe que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ajudar cada pessoa a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida.
Quais as atuações da enfermagem na clínica ampliada?
no processo de enfermagem A clínica ampliada propõe rever o cuidado fragmentado, ampliando a atuação dos profissionais fundamentada no com- promisso ético, autonomia e co-responsabilidade dos sujeitos pelo seu processo saúde-doença. Este trabalho propõe repensar o fazer da enfermagem à luz da clínica ampliada.
Quais são as principais diferenças entre a clínica ampliada e a clínica tradicional?
Em suma, a Clínica Ampliada busca um diferencial baseado na Política Nacional de Humanização em relação a Clínica Tradicional, onde encontra-se ainda muita resistência em se construir de forma multidisciplinar, intersetorial soluções para os casos do adoecer dos usuários que procuram os serviços de saúde.
Quando surgiu a clínica ampliada?
Essa prática iniciou-se em 1990, nos serviços de Saúde Mental de Santos/SP e, posteriormente, tratamos de adaptá-la para outros espaços em que se pratica clínica, como atenção primária, centros de referência e hospitais13.
Quais são as dimensões da prática do enfermeiro?
O enfermeiro atua em diferentes dimensões no seu processo de trabalho, sendo elas, assistir, administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente. O objetivo foi analisar o processo de trabalho do enfermeiro em uma Clínica da Família.
Quais são os eixos fundamentais da clínica ampliada?
A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...
O que é clínica tradicional?
A clínica "tradicional" é um sistema com a sua atenção voltada ao indivíduo. A resolução das patologias apresentadas pelos pacientes deve ser resolvida no aqui e agora, sem procedimentos multi-disciplinares ou multi-profissionais, o que é colocado em questão é o fazer da psicologia em sua singularidade.
Quais são os 05 eixos fundamentais da clínica ampliada é compartilhada?
A proposta da clínica ampliada engloba cinco eixos fundamentais: a compreensão ampliada do processo saúde-doença; construção compartilhada dos diagnósticos e terapêuticas; ampliação do “objeto de trabalho”; a transformação dos “meios” ou instrumentos de trabalho; o suporte para os profissionais de saúde (BRASIL, 2009, ...
Quais as duas dimensões do processo de trabalho em enfermagem?
A literatura aponta duas dimensões no processo de trabalho do enfermeiro: assistencial e gerencial. ... A perspectiva gerencial constitui-se pela realização de ações voltadas para o cuidado ao paciente, ações voltadas para o cuidado da instituição, organização do ambiente, coordenação do trabalho coletivo da enfermagem.
Quais os tipos de processo de trabalho em enfermagem?
Analogamente, na Enfermagem também há mais de um processo de trabalho, que pode ou não ser executado concomitantemente. São eles: o processo de trabalho Assistir, o processo de trabalho Administrar, o processo de trabalho Ensinar, o processo de trabalho Pesquisar e o processo de trabalho Participar Politicamente.