As UBS tradicionais concentram a assistência à saúde na figura do médico com atendimento pela tríade de especialistas - clínico, ginecologista e pediatra -, além da equipe de enfermagem e odontologia; e as unidades mistas que articulam diferentes modelos na USF 9, integram os processos de trabalho da Estratégia Saúde ...
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.
PSF, hoje prioritariamente denominado ESF, é a "porta de entrada" aos serviços básicos de saúde na atenção básica. Possui equipe mínima composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e ACS. ... PSF, hoje prioritariamente denominado ESF, é a "porta de entrada" aos serviços básicos de saúde na atenção básica.
“A responsabilização compartilhada entre as Equipes de Saúde da Família (ESF) e a Equipe do NASF na comunidade prevê a revisão da prática do encaminhamento com base nos processos de referência e contra referência, ampliando para um processo de acompanhamento longitudinal de responsabilidade da equipe de atenção básica/ ...
São exemplos de ações de apoio desenvolvidas pelos profissionais dos NASF: discussão de casos, atendimento conjunto ou não, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de ...
De acordo com o Caderno de Atenção Básica nº 27, o assistente social no NASF tem como um dos objetivos desenvolver ações que garantam a escuta e acolhida dos usuários, que contribua e incentive no processo de fortalecimento da autonomia e da organização pessoal do usuário, entre outros.
Como consequência, médicos-veterinários fazem parte das equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), desde 2011, realizando ações de educação em saúde e visita aos lares brasileiros para prevenir e diagnosticar o risco à saúde das zoonoses, como raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue e febre ...
A presença dos médicos veterinários no NASF melhora a qualidade da atenção básica à família. São eles que realizam as visitas domiciliares para diagnóstico de risco à saúde na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente.
O campo de ação do médico veterinário na saúde pública é muito amplo, atuando não somente a nível da saúde e proteção animal e ambiental, como também na promoção da saúde humana através do combate a doenças zoonóticas e a segurança sanitária dos produtos de origem animal (MENEZES, 2005).
O médico-veterinário tem um papel fundamental a desempenhar para sociedade atual e futura, buscando solucionar os problemas dos humanos, dos animais e do ecossistema seja pela prevenção da doença e proteção da vida, seja pela promoção do bem-estar coletivo.
Por se tratar de doenças e agravos envolvendo animais e vetores, o médico veterinário que atua na área de Saúde Pública pode e deve planejar ações de prevenção de enfermidades e proteção à saúde entre suas atividades, para garantir segurança à saúde da população.
Relacionado à saúde pública, o Médico Veterinário, por meio de sua atuação no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), é responsável pela fiscalização de estabelecimentos que manipulam alimentos de origem animal, asseguran- do a qualidade necessária para comercialização e consumo, contribuindo para a segurança alimentar.
Seu rol de atuação dentro da conservação da fauna ocorre ex-situ, nos zoológicos, aquários, criadouros, centros de reabilitação, como in situ, desenvolvendo e participando de projetos na natureza onde o fator doença ou a contenção farmacológica se fazem necessários, como nos processos de translocação de fauna.
As mais comuns são: Brucelose, raiva, salmonelose, listeriose, tuberculose, toxoplasmose, leptospirose, sarna, hidatidose, larva migrans cutânea (bicho geográfico), febre amarela, dengue, tifo, malária, doença de Chagas, etc. É importante ter cuidado com animais doentes e com os produtos de origem animal.