A medida do ângulo central de um pentágono regular inscrito em uma circunferência é 72º. Considere que temos um polígono regular com n lados. A medida do ângulo central desse polígono regular é calculada pela seguinte fórmula: Ac = 360/n, ou seja, basta dividir 360º pelo total de lados.
Divida 360, que é total de todos os ângulos centrais, por 10, que é número de ângulos centrais, para encontrar o ângulo de um dos ângulos centrais. Em um dodecágono, cada ângulo central é igual a 36 graus.
O ângulo central do polígono regular é o ângulo central da circunferência que passa por dois vértices adjacentes (consecutivos) do polígono regular inscrito.
Por exemplo, um Quadrilátero (polígono com quatro lado), cada ângulo mede 90°, pois é dito que ele é Regular. Regular significa com as mesmas medidas. Essa informação se aplica tanto nos ângulos quanto nos lados de qualquer polígono (Regular).
Definição de Polígono:
A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.