A gratidão é um sentimento poderoso e verdadeiramente transformador, porque nos leva a reconhecer e valorizar o que é bom. Ela nos leva a identificar as coisas boas que acontecem conosco e com as pessoas que estão próximas a nós. Quer saber mais e entender por que é tão importante exercer e sentir gratidão?
Aprender a ser grato para aproveitar a vida
Deus fez tudo perfeito para que você possa ter tudo o que precisa e para isso basta você agradecer. Quanto mais gratos somos mais bençãos temos em nossas vidas.
A gente agradece quando recebe um presente, quando alguém faz um favor ou quando as pessoas têm uma atitude gentil. No mais, parece não ser importante agradecer por alguma coisa. A gratidão, então, se reduziu a algumas circunstâncias específicas, basicamente de cunho social.
A neurociência explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão: quando a pessoa se sente grata, ela ativa o chamado sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar. ... Exercitar a gratidão, portanto, eleva os níveis de emoções positivas, vitalidade e satisfação.
A gratidão reduz uma infinidade de emoções tóxicas, como a inveja, o ressentimento, a frustração e o arrependimento. De acordo com o estudo do Dr. Robert A. Emmons, a gratidão aumenta efetivamente a felicidade e ajuda a lidar com a depressão.
Agradecer pode ser criar um ciclo de boas ações. Também é importante saber agradecer pelas coisas boas que lhe acontecem, e fazer isso, de alguma forma, é celebrar a vida. Quando agradecemos e celebramos, mesmo as coisas mais simples, mantemos o pensamento positivo e focado nas coisas boas.
Quando alguém diz “obrigado”, a resposta habitual é “de nada” ou “por nada”. Ou ainda: “não há de quê”. Quem responde ao agradecimento desobriga aquele que está grato.