O funil de Buchner é um funil geralmente de plástico com orifícios ao longo de todo o seu perímetro circular. Este funil é usado na filtração a vácuo ou sob pressão, e permite fazer a separação entre o sólido, que fica retido no papel de filtro, e o líquido que se quer filtrar, que é recolhido no kitasato.
O kitassato é utilizado no laboratório para efectuar filtrações a pressão reduzida. Na filtração a pressão reduzida, a tubuladura lateral do kitassato utiliza-se para a ligação a uma bomba de vácuo (ou trompa de água) através de um tubo de borracha.
No caso do funil de vidro ou funil simples, sua função geralmente é a transferência de substância de um recipiente para outro ou a separação de elementos que acontece por meio de um papel filtro que é apoiado no funil de vidro. ...
O funil separador, ou funil de separação, ou ainda ampola de decantação, é uma peça de vidraria de laboratório usada para separar líquidos imiscíveis de diferentes densidades.. ... Depois, o registro é aberto de forma a deixar que o líquido mais denso escoe para um outro recipiente.
O funil de bromo ou balão de decantação é uma das vidrarias utilizadas em laboratório com principal função de separar uma mistura líquida heterogênea por simples ação da gravidade: o componente líquido mais denso tende a ocupar a região inferior e, portanto, pode ser removido por método de dreno ( o funil de bromo ...
O funil de bromo é um equipamento laboratorial utilizado para separar misturas heterogêneas compostas por dois ou mais líquidos imiscíveis.
A decantação com funil de bromo é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente com mistura heterogênea, formada por dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se dissolvem.
Também chamado de pipeline, o funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a empresa até o fechamento do negócio. É formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra das personas de uma determinada organização.
DETALHES SOBRE O BALÃO DE DESTILAÇÃO QUE UTILIZARÁ EM SEU LABORATÓRIO. ... O balão de destilação laboratório é um produto utilizado em com objetivo de conter algum líquido que será levado à ebulição para que o componente mais volátil seja completamente vaporizado e posteriormente destilado.
É um método de separação utilizado para separar um líquido que está dissolvido em outro (mistura homogênea formada por líquidos miscíveis). A separação é possível porque os líquidos apresentam pontos de ebulição diferentes.
O balão volumétrico é um recipiente muito importante nos laboratórios por ser utilizado para preparar líquidos com um volume exato e preciso, geralmente usado quando o volume é maior e outros recipientes não o comportariam, como a pipeta ou a bureta, por exemplo.
O balão de fundo redondo é usado para destilação, processo de separação de constituintes de misturas líquidas ou eliminação de impurezas.
Vidrarias de laboratório
[Brasil] [ Farmácia, Química ] Copo cilíndrico, geralmente de vidro e graduado, usado em laboratório. (Equivalente no português de Portugal: gobelé.) Plural: béqueres. Plural: béqueres.
Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL). Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.
O volume a ser transferido deve estar dentro da faixa de volume recomendada para a pipeta. Por exemplo, para transferir 2,48 µL, a pipeta mais adequada é a P-10, já que este volume está dentro da faixa de precisão para esta pipeta.
Volumétrica - É utilizada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. ... Pipeta graduada - Possui grande precisão em sua medição, e é a mais comum em laboratórios.
Há dois tipos: – Pipeta graduada de escoamento parcial: calibrada entre duas marcas, apresenta no topo duas linhas coloridas; – Pipeta graduada de escoamento total (sorológica): esta é graduada até a extremidade inferior e apresenta no topo uma linha colorida.
Existem as micropipetas monocanal que utilizam uma ponteira de cada vez e micropipetas multicanal que são usadas para trabalhar em microplacas ou tiras de microtubos, com várias ponteiras (em geral de 8 a 12) de cada vez.
Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.
Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (ver figura 3). Paralaxe é um fenômeno que ocorre através da observação errada do valor da escala analógica do instrumento, devido ao ângulo de visão.
Estas vidrarias devem estar sempre na posição vertical para observar o menisco. Esta aferição é feita observando-se o posicionamento do mesmo que deve ficar sobre a linha de aferição da vidraria em questão (HONDA, 2010). Densidade é a massa por unidade de volume de uma substância.
Forno mufla
Antigamente era utilizada a pipetagem com a boca, onde o usuário sugava o líquido com a boca até o nível desejado. Mas hoje essa técnica já está defasada e não é mais utilizada, pois pode levar o líquido ou aerossol até a cavidade oral que entra em contato com a substância tóxica ou corrosiva.