Qual a funço do DWDM? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Sistema DWDM. O DWDM é um sistema de multiplexação por múltiplos comprimentos de ondas, que são transmitidas em uma única fibra óptica. Neste modo de multiplexação cada comprimento de onda é um canal separado permitindo assim multiplicar a capacidade de transmissão da fibra.
Qual taxa de transmissão máxima alcançada nas comunicações ópticas?
Mesmo confinada a um meio físico, a luz transmitida pela fibra óptica proporciona o alcance de taxas de transmissão (velocidades) elevadíssimas, da ordem de 109 à 1010 bits por segundo (cerca de 40Gbps), com baixa taxa de atenuação por quilômetro.
Quais os comprimentos de onda que são transmitidos os dados na fibra óptica?
As fontes de luz utilizadas nas fibras ópticas possuem comprimentos de onda, acima de 850 nm, ou seja, na região de radiação infravermelha, que é invisível ao olho humano. Similar ao espectro de rádio freqüência, Page 10 6 na faixa óptica, dois meios de transmissão podem ser usados: o atmosférico e o de ondas guiadas.
O que faz o DWDM?
O DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing - multiplexação densa por comprimento de onda) é uma tecnologia WDM. ... O DWDM é a chave tecnológica para integração das redes de dados, voz e imagem de altíssima capacidade.
O que é um transponder DWDM?
O transponder é um dispositivo essencial na tecnologia de multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM), que otimiza o desempenho da rede. Ele converte o comprimento de onda operacional do fluxo de bits recebido em um comprimento de onda compatível.
Quais são as janelas de transmissão medidas em nm para transmissão utilizadas para voz BL e TV respectivamente?
Fibras Ópticas
Quais são as janelas de transmissão medidas em nm para transmissão utilizadas para voz dados e TV?
Hoje em dia, normalmente a 2ª janela (aprox. 1300 nm), a 3ª janela (Conventional band ou C-band) de 1530 a 1565 nm e a 4ª janela (Long band ou L-band) de 1565 a 1620 nm são utilizadas.
Qual é a faixa de operação de um sistema DWDM?
Os comprimentos de onda usados para DWDM são escolhidos em uma certa faixa de freqüência (ao redor de 1550 nm), também chamado de janela. Além da multiplicação da taxa de dados em uma única fibra, sistemas DWDM tem a vantagem que o numero de canais pode ser adaptado de acordo com a demanda atual.
Qual a necessidade do transponder dentro do sistema DWDM?
Principais produtos de sistemas DWDMTransponders: São os produtos responsáveis em “criar um canal de dados” de luz. Normalmente, são os produtos com a maior tecnologia do sistema e os mais caros. Amplificadores ópticos: São responsáveis em “aumentar” a quantidade de luz em cada canal.
Quais os comprimentos de onda das janelas de transmissão óptica e suas Atenuações?
Os primeiros sistemas foram desenvolvidos para operar ao redor de 850 nm, a primeira janela óptica. A segunda janela (S band), em 1310 nm, logo provou ser superior por causa de sua menor atenuação, seguido pela terceira janela (C band) em 1550 nm também com uma pequena perda óptica, e a quarta janela perto de 1625 nm.
Qual a distância máxima que um sinal pode percorrer em uma fibra ótica antes de ser necessária sua amplificação no padrão de transmissão multimodo?
A grande vantagem da fibra monomodo cabos de fibra óptica é a possibilidade de transmissão de sinais (sem regeneração) de até 120 quilômetros. No caso das fibras multimodo, a faixa máxima de transmissão é de cerca de 2 km.
Como é formada a fibra óptica e suas características?
As fibras ópticas são formadas por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes cujos índices de refração são mais baixos que os do núcleo. O fenômeno físico que permite a utilização das fibras ópticas é a reflexão interna total da luz.