2 - A colocação da trietanolamina serve como forma de neutralizar a mistura inicial de carbopol com álcool etílio a 70%, devendo ser necessária anteriormente a medição de ph. A alteração da viscosidade ocorre pois a trietanolamina é bastante viscosa.
O copolímero de acrilato é um composto que já é produzido e usado no Brasil com o objetivo de dar mais viscosidade a produtos da indústria de cosméticos, substituindo o carbopol. Porém, ele possui um custo mais caro em sua produção e é necessária uma maior quantidade para criar o álcool antisséptico.
SMART ALC 85 é um tensoativo biodegradável utilizado como alcalinizante orgânico em formulações de Detergentes, Álcoois Géis, Géis Automotivos e outros processos químicos que necessitem de ajustes finos de pH.
Como fazer a formula da base gel de Carbopol: Polvilhar o Carbopol 940 na água e agitar ate incorporação (ficar sem grumos), ou misturar e deixar em repouso até a umectação do polímero. Em seguida proceder a neutralização adicionando aos poucos a Trietanolamina até obter pH entre 6,0 a 7,0.
Carbopol é um nome comercial de um tipo de carbômero, família de polímeros hidrossolúveis utilizados para estabilizar emulsões e dar viscosidade a soluções. É utilizado como matéria-prima na indústria de cosméticos para fabricaçao de produtos em gel.
Onde comprar Carbopol e Trietanolamina? Fornecedores de carbopol e trietanolamina?
INCI/Fórmula quadro: Carbopol: Carbomer. Gel carbómero: Aqua csp 100%, propylene glycol 5%, carbomer 0,5-1%, imidazolidinyl urea 0,1-0,5%, disodium EDTA 0,05-0,1%, methylchloroisothiazolinone + methyl isothiazolinone 0,01-0,05%. triethanolamine q.s. Peso Molecular: Aprox.
Frequentemente, uma dispersão aquosa de Carbopol é neutralizada com uma base comum, tal como hidróxido de sódio (NaOH).
Você vai precisar apenas de dois ingredientes: álcool (70% pra cima) e gel de cabelo transparente. Você mistura em uma vasilha higienizada, 500 ml de álcool (o que tiver em casa, mas quanto maior a %, mais eficaz se torna) para três colheres de sopa de gel de cabelo transparente.
Para a produção do álcool em gel, além do etanol deve-se utilizar como excipientes (veículos para o princípio ativo) água, espessante e, facultativamente, peróxido de hidrogênio e glicerol como aditivos.
Modo de fazer o álcool perfumado: Em um recipiente adicione o Álcool etílico 96. Misture a Essência com o Renex 95 e depois adicione no Álcool etílico 96 e depois misture bem. Adicione a seguir a Água potável e misture para homogeneizar.
Em uma vasilha limpa de preferência que não seja utilizada depois para fazer comida (a essência impregna na vasilha, caso seja de plástico), coloque o álcool em gel, dose a quantidade da essência e mexa (com uma colher ou outra coisa que não seja utilizada para outros fins) delicadamente. Você pode envasar onde quiser!
Você vai precisar de:
A receita é super simples, basta misturar álcool com gotas de algum óleo essencial (se você quiser) ou algum chá para fazer uma tintura.
Modo de fazer: