Resposta. A função da próstata é produzir uma substância chamada de líquido prostático, que tem aspecto leitoso e alcalino(significa que ele neutraliza) afim de neutralizar a acidez da urina. O exame: tem através do exame sanguíneo ou o toque retal.
O diagnóstico precoce do câncer de próstata pode ser obtido através do exame de "toque retal", de "ultra-sonografia" e do exame denominado "PSA" (antígeno prostático-específico), que mede a concentração sangüínea de uma proteína normalmente produzida pela próstata.
Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia da próstata, uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, no entanto também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como o câncer.
A próstata é uma glândula do tamanho de uma bola de pingue-pongue, localizada dentro da virilha, entre a base do pênis e o reto.
Quais são os primeiros sinais de que há problemas na próstata?
Sinais e Sintomas do Câncer de Próstata
Diagnóstico
Existem dois tipos de exames para o rastreamento do câncer de próstata: a dosagem de PSA e o toque retal. O ideal é que ambos sejam realizados, pois, sua combinação permite o diagnóstico precoce em 80% dos casos.
Os exames de próstata mais comuns para detectar alterações, como hiperplasia, prostatite ou câncer por exemplo, são o exame de sangue do PSA, que nestes casos é superior a 4 ng/ml e, o toque retal feito pelo urologista, que palpa a próstata para saber o seu tamanho, consistência e verificar se está aumentada.
O exame de PSA é realizado através de coleta de uma amostra do sangue venoso, que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA).
Saiba quais são os 6 exames que avaliam a Próstata
Diagnóstico do Câncer de Próstata: os 3 principais exames que ajudam a detectar a doença
O valor de PSA pode variar com a etnia e idade, como podemos observar na tabela a seguir. O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.
Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.
Em homens adultos jovens, a próstata costuma ter 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de 15 a 20 cm3 (ou 15 a 20 g). Mas com o avançar da idade, principalmente sobre a influência do hormônio masculino, a glândula pode crescer gerando a hiperplasia benigna da prostáta (HPB).