O volume do cilindro está relacionado com a capacidade dessa figura geométrica. Lembre-se que o cilindro ou cilindro circular é um sólido geométrico alongado e arredondado.
Primeiramente, vamos encontrar o valor do raio dessa figura. Lembre-se que o raio é duas vezes o diâmetro. Para tanto, dividimos o valor do diâmetro por 2:
O volume do cilindro é a densidade do cilindro, o que significa a quantidade de material que pode caber no cilindro ou a quantidade de espaço ocupado pelo cilindro. Lembre-se de que o cilindro é uma figura tridimensional com bases circulares. Um cilindro pode ser visto como um par de discos circulares colocados um sobre o outro. Portanto, calculamos seu volume multiplicando a área das bases circulares pela altura do cilindro.
(Enem/99) Uma garrafa cilíndrica está fechada, contendo um líquido que ocupa quase completamente seu corpo, conforme mostra a figura. Suponha que, para fazer medições, você disponha apenas de uma régua milimetrada.
Um cilindro pode ser visto como um conjunto de discos congruentes localizados um em cima do outro. Para calcular o espaço ocupado pelo cilindro, calculamos o espaço ocupado por cada disco e depois os somamos.
A seguir, conheceremos a fórmula que podemos usar para calcular o volume de um cilindro tanto em termos de raio e altura quanto em termos de diâmetro. Além disso, aprenderemos a calcular o volume dos cilindros ocos. Finalmente, usaremos as fórmulas aprendidas para resolver alguns exercícios.
O primeiro método é lembrar que o diâmetro de um cilindro é igual a 2r, onde r é o comprimento do raio do cilindro. Portanto, se sabemos o diâmetro do cilindro, podemos simplesmente dividir o diâmetro por 2 para obter o comprimento do raio e aplicar a fórmula de volume acima.
Importante notar que o prisma e o cilindro são sólidos geométricos semelhantes, sendo que o volume deles é calculado pela mesma fórmula.
Para resolver essa questão, é necessário saber a medida do raio da antiga cisterna e da nova. Como o diâmetro da antiga cisterna é de 2 m, então o raio dela é metade disso, ou seja, a antiga cisterna possui 1 m de raio.
Ele possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento e duas bases: superior e inferior. As bases são dois círculos paralelos com raios de medidas iguais.
Essa figura geométrica, que faz parte dos estudos de geometria espacial, apresenta dois círculos com raios de medidas equivalentes os quais estão situados em planos paralelos.
Muitas figuras de formato cilíndrico estão presentes no nosso cotidiano, por exemplo: pilhas, copos, latas de refrigerante, de achocolatados, de ervilhas, de milho, etc.
Sabendo as medidas da altura do cilindro e do raio de sua base, é possível utilizar a fórmula do volume vista anteriormente para encontrar a capacidade desse cilindro.
Para calcular o volume de um cilindro, precisamos saber sua altura e o raio de sua base. Neste caso, a caixa-d’água A possui raio de medida R, e vamos denotar sua altura por hA. Já a caixa-d’água B possui raio que vamos denotar por r e altura igual a 25% da altura da caixa A, ou seja,
No caso dos cilindros ocos, medimos dois raios, um para o círculo interno e outro para o círculo externo formado pela base do cilindro oco. O volume deste tipo de cilindro pode ser calculado com a seguinte fórmula:
A figura abaixo mostra um reservatório de água na forma de cilindro circular reto, com 6 m de altura. Quando está completamente cheio, o reservatório é suficiente para abastecer, por um dia, 900 casas cujo consumo médio diário é de 500 litros de água. Suponha que, um certo dia, após uma campanha de conscientização do uso da água, os moradores das 900 casas abastecidas por esse reservatório tenham feito economia de 10% no consumo de água. Nessa situação:
Área Total: Para calcular a área total do cilindro, ou seja, a medida total da superfície da figura, soma-se 2 vezes a área da base à área lateral, a saber:
2. (ENEM-2011) É possível usar água ou comida para atrair as aves e observá-las. Muitas pessoas costumam usar água com açúcar, por exemplo, para atrair beija-flores, mas é importante saber que, na hora de fazer a mistura, você deve sempre usar uma parte de açúcar para cinco partes de água. Além disso, em dias quentes, precisa trocar a água de duas a três vezes, pois com o calor ela pode fermentar e, se for ingerida pela ave, pode deixá-la doente. O excesso de açúcar, ao cristalizar, também pode manter o bico da ave fechado, impedindo-a de se alimentar. Isso pode até matá-la.
Pretende-se encher completamente um copo com a mistura para atrair beija-flores. O copo tem formato cilíndrico, e suas medidas são 10 cm de altura e 4 cm de diâmetro. A quantidade de água que deve ser utilizada na mistura é cerca de (utilize π(pi) = 3)
(Enem 2020) Uma loja de materiais de construção vende dois tipos de caixas-d’água: tipo A e tipo B. Ambas têm formato cilíndrico e possuem o mesmo volume, e a altura da caixa-d’água do tipo B é igual a 25% da altura da caixa-d’água do tipo A.
O cilindro ou cilindro circular é um sólido geométrico alongado e arredondado que possui o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
As fórmulas para o volume dos cilindros detalhadas acima são aplicadas para resolver os seguintes exercícios. Cada exercício tem sua respectiva solução, onde são detalhados o processo e o raciocínio utilizado.
254,5 m²
A área de um círculo é pi vezes o raio elevado ao quadrado (A = π r²). Aprenda a usar esta fórmula para calcular a área de um círculo, quando souber a medida do diâmetro.
Use a Fórmula A=π. r² Lembrando que π = 3,14. (A) 12,56.
EXEMPLOS: 1) Calcular a medida da área de um círculo cujo raio mede 7 cm. Vamos escrever a formula A = π . r² Agora vamos substituir os valores de π e também do raio A = 3,14 . 7² Devemos primeiro calcular a potenciação, 7² = 7.
201,06 cm²
Resposta. Resposta: 254,34 cm elevado a 2 espero ter ajudado.
A área deste circulo é 36π, ou, 50,24 cm! Explicação passo-a-passo: A fórmula do comprimento de um circulo é π2r, se o comprimento deste é 12π cm, logo 12 é igual a 2r, portanto seu raio é 6. O cálculo da área é πr², então já que o quadrado de 6 é 36, temos que: A = 36π cm.
Questão 2. Qual é a metade da área do círculo cujo diâmetro mede 45 metros? (π = 3,14). Gabarito: Letra C.
Resposta. O raio é metade do diâmetro,logo o raio será 20m. Se você substituir na fórmula(considerando o valor de pi como 3,14) terá 1256m,mas você quer a metade,logo a resposta será 628m.
Resposta. 706,5/2= 353,25 m quadrados.
Como você está procurando a área de um semicírculo, seu objetivo é encontrar 'metade ' da área de um círculo. Isso significa que você tem que usar a fórmula para encontrar a área de um círculo e depois dividir por dois. Então, a fórmula que você terá que usar para encontrar a área do semicírculo é πr2/2.
Sabemos que o diâmetro equivale a dois raios. Como o diâmetro mede 35 m, o raio desse círculo mede 17,5 m (dividindo por 2). Resolvendo a equação, achamos que a área do círculo mede 306,25π m². Logo, a metade da área desse circulo mede 153,125π m².
O raio é metade do diâmetro,logo o raio será 20m. Se você substituir na fórmula(considerando o valor de pi como 3,14) terá 1256m,mas você quer a metade,logo a resposta será 628m.
A metade da área pode ser obtida dividindo por 2 o valor que obtemos. Vamos aos cálculos. A metade da área do círculo é 794,8125cm². Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Resposta. Resposta: O raio é metade do diâmetro,logo o raio será 20m. Se você substituir na fórmula(considerando o valor de pi como 3,14) terá 1256m,mas você quer a metade,logo a resposta será 628m.
Resposta. *Faremos o cálculo para encontrar o raio. r= 10cm.