EQST

Qual A Estatina Mais Segura?

Qual a estatina mais segura? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a estatina mais segura?

Apesar dos diferentes resultados, todas as estatinas são eficazes para reduzir o colesterol LDL e aumentar o colesterol HDL. A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as estatinas mais eficazes, mas também as mais caras.

Porque não tomar estatinas?

As estatinas, uma classe de medicamentos utilizada para controle do colesterol, o que pode reduzir as chances de um ataque cardíaco ou de um derrame, têm sido alvo de alguns estudos que demonstram que seu uso pode aumentar o risco de diabetes tipo 2.

Qual é o melhor Fibrato?

Estudos mostram que o ambos os fibratos elevam o HDL (bom colesterol) em 5 a 30%. O Ciprofibrato reduz de 15 a 45% dos triglicerídeos enquanto o fenofibrato reduz 10 a 30%, segundo a Diretriz brasileira de dislipidemia. Na pratica, ambos reduzem os Triglicerideos se acompanhado de mudança no estilo de vida.

Quando devo parar de tomar sinvastatina?

Olá, não é necessário desmame da sinvastatina. Mas é raro paciente que iniciado o tratamento com estatina irá ter a medicação suspensa. Isso porque o objetivo desse tipo de tratamento está voltado para a redução do risco cardiovascular, sendo para tal um tratamento contínuo.

Quais os males da estatinas?

Entre as complicações mais recorrentes, estão os problemas musculares, cognitivos, sexuais e de memória, além de dor ou dormência nas extremidades. Também já foram diagnosticados casos de elevação de glicose no sangue (maior risco de ter diabetes) e complicações nos tendões.

Quem não pode tomar estatinas?

São eles: idade avançada (> 80 anos); hipertensão arterial; diabetes melito; síndrome de fragilidade; baixo IMC; disfunção renal; disfunção hepática; etilismo; exercício físico extenuante; cirurgias de grande porte; associação com medicações que podem aumentar o efeito ou níveis séricos das estatinas (ex.: macrolídeos, ...

Que mal faz a sinvastatina?

Os principais efeitos colaterais da sinvastatina são dores musculares, miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa (inflamação do fígado). Esses efeitos podem ser monitorados pelo acompanhamento médico e dosagem de exames de sangue se forem necessários.