Os remédios caseiros para psoríase, como as compressas de babosa, cataplasma de calêndula e o suco de agrião, por exemplo, ajudam a combater a descamação da pele e a inflamação relacionada com a psoríase, já que possuem propriedades depurativas, analgésicas, anti-inflamatórias e cicatrizantes.
A cianocobalamina compõe as vitaminas do complexo B. Algumas pessoas utilizam injeções de vitamina B-12 para ajudar a reduzir os sintomas da psoríase, contudo, estudos clínicos sugerem que a porcentagem de pacientes com que se beneficiam da cobalamina é baixa. Na década de 1960, os médicos investigaram injetando soluções de vitamina B12 diretamente em lesões de pele de pessoas com psoríase. Um dos primeiros estudos envolveu 73 pacientes. Os resultados não encontraram evidências de benefício do tratamento com vitamina B12, conforme relatado na edição de dezembro de 1962 do “British Medical Journal”.
Nos casos de psoríase leve é indicado o uso de cremes hidratantes ou pomadas, pois ajudam a manter a pele úmida e hidratada principalmente se forem usadas logo após o banho. Além de ser a opção mais barata, é possível notar melhoras das lesões com uma semana de uso.
A curcumina presente no açafrão reduz quantidade de células T CD8 e as placas de paraqueratose que estão relacionadas à psoríase melhorando assim a aparência da pele na área lesionada. Além de usar esta pomada também é indicado consumir 12g de açafrão nas refeições diariamente.
Alguns peixes são ótimas fontes de ômega 3 e ômega 6, que são gorduras saudáveis que diminuem a produção de substâncias inflamatórias no organismo, como os eicosanoides e as citocinas.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Este remédio está disponível em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 2,5 mg, mas também pode ser encontrado em hospitais na forma de ampolas de 50 mg/2mL para injeção, devendo sempre ser usado com indicação do dermatologista.
Esses remédios podem ser usados na forma de pomada, sendo que ao contrário dos corticóides, os imunossupressores podem ser aplicados em áreas de pele mais fina, como rosto, pescoço ou virilha, após a hidratação, no entanto, deve-se evitar a exposição solar após a sua aplicação.
Além de serem ricas fibras, as sementes e frutos secos possuem boas quantidades de vitaminas e minerais, como vitamina E, selênio e magnésio, ômega 3 e 6, por exemplo. Assim, as sementes e os frutos secos ajudam a evitar o processo inflamatório e a diminuir os sintomas da doença.
Passar um pouquinho de óleo de copaíba ou vaselina líquida diariamente nas lesões, colocando uma pequena quantidade do óleo sobre a área da pele afetada pelo menos 3 vezes ao dia, também ajudam no tratamento da psoríase porque assim, a pele fica mais hidratada e as crostas menos evidentes. Veja outras opções de remédios caseiros para psoríase.
Estes cremes e pomadas devem conter ureia em concentrações que podem variar entre 5% a 20% e/ou ácido salicílico em concentrações entre 3% e 6%, de acordo com o tipo de pele e a quantidade de escamas.
Quem não deve usar: o calcipotriol não deve ser usado por crianças ou adolescentes com menos de 18 anos, por pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula ou que tenham níveis elevados de cálcio no sangue.
O tratamento caseiro para psoríase como tomar um banho com sal marinho, beber o chá de fumária ou aplicar o cataplasma de calêndula, pode ajudar a aliviar os sintomas quando se tem uma crise de psoríase, pois ajudam a acalmar e regenerar a pele, além de terem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.
1 xícara de chá de macarrão integral com molho de tomate caseiro + 2 sardinhas médias assadas + 4 col de sopa de salada de brócolis, couve-flor e cenoura, temperada com 1 col de sopa de azeite de oliva + 1 fatia de melão