A eutrofização de rios, lagos e reservatórios, quando em níveis elevados, pode ter conseqüências negativas para os vários usos dos corpos d’água. O corpo d’água eutrofizado é chamado de Eutrófico, enquanto que o corpo d’água não eutrofizado é chamado de Oligotrófico.
Fatores naturais e feitos pelo homem podem influenciar o estado trófico de um corpo de água. Se o lago estiver localizado em uma região com alto nível de nutrientes, o lago estará naturalmente no estado eutrófico. Os esgotos que entram intencionalmente ou acidentalmente no lago, os escoamentos agrícolas dos campos de cultivo ou os fertilizantes lixiviados nas águas são as diferentes formas pelas quais os nutrientes são adicionados a um corpo de água devido às atividades humanas.
Ø Ambos são ecossistemas aquáticos. Ø Ambos são ecossistemas naturais. Ø Ambos contêm componentes biológicos e abiológicos. Ø A água em ambos os ecossistemas é rica em oxigénio.
Na América Latina, o Chile é o principal produtor de algas e derivados. Em 1995, por exemplo, o país exportou cerca de US$ 78 milhões de algas e produtos derivados, sendo 90\% oriundos de fazendas marinhas.
A eutrofização ocorre quando nutrientes em excesso causam um crescimento denso de florescimento de algas que pode ser visto. À medida que as algas acabam por morrer e se decompõem, o oxigénio é consumido resultando em baixos níveis de oxigénio na água.
FORMAS DE ABSORÇÃO PELAS CULTURAS O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions H2PO4- em solos ácidos e HPO42- , é um nutriente altamente dependente de acidez e umidade do solo.
Isso aumenta a demanda de oxigênio biológico. Assim, o fundo do lago é na maioria das vezes anóxico, pois não recebe uma grande quantidade de oxigênio. Devido ao crescimento de florescências de algas do excel, a penetração da luz no lago também diminui. A taxa de decomposição é alta em lagos eutróficos, portanto, há um odor saindo desses lagos.
Viual Baic v Viual Baic.Net (VB6 v VB.net) VB, também conhecido como Viual Baic, é uma linguagem de programação lançada por volta de 1991 como um produto da Microoft. É...
A eutrofização é o processo de aumento da produtividade de um lago à medida que envelhece. Muitas vezes este processo é grandemente acelerado pela influência humana e é denominado de eutrofização cultural. O aumento do fornecimento de nutrientes das actividades humanas resulta geralmente num aumento da produção biológica que ocorre no lago.
Existem muitos lagos localizados em todo o mundo. Eles diferem por localização geográfica, taxas de poluição, condições ambientais e conteúdo de nutrientes. Com base no conteúdo de nutrientes, os lagos podem ser classificados como lagos oligotróficos, mesotróficos e eutróficos. Os estados tróficos dos lagos fornecem informações confiáveis sobre o status da poluição e os detalhes geográficos da área específica em que o lago se situa. Ao distinguir lagos oligotróficos e eutróficos, os principais nutrientes considerados são nitrogênio e fósforo.
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Os lagos oligotróficos referem-se aos lagos que possuem uma composição muito menor de nutrientes. Assim, os níveis de Nitrogênio e Fósforo em um lago oligotrófico são muito baixos. Água altamente oxigenada pode ser observada nos lagos oligotróficos. Conseqüentemente, os níveis de oxigênio da água são comparativamente altos. A água dos lagos oligotróficos também é muito fria. Isso aumenta a dissolução do oxigênio na água, aumentando ainda mais os níveis de oxigênio. A água do fundo do lago oligotrófico dificulta a sobrevivência da maioria dos organismos aquáticos devido à temperatura muito baixa. Os peixes encontrados em lagos oligotróficos incluem o peixe branco e a truta.
Lagos oligotróficos e eutróficos são dois tipos de lagos definidos com base na composição de nutrientes do lago. Os lagos oligotróficos não contêm um alto nível de nutrientes. Conseqüentemente, eles contêm água limpa rica em oxigênio. Por outro lado, os lagos eutróficos contêm altos níveis de nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, portanto, aumentam o crescimento da proliferação de algas. Esta é a principal diferença entre lagos oligotróficos e eutróficos. Além disso, outra diferença notável entre lagos oligotróficos e eutróficos é que os lagos eutróficos têm alta demanda de oxigênio e alta taxa de decomposição.
Oligotrófico: Um lago oligotrófico ou corpo de água é aquele que tem uma produtividade relativamente baixa devido ao baixo teor de nutrientes no lago. As águas destes lagos são geralmente bastante claras devido ao crescimento limitado de algas no lago. As águas desses lagos são de alta qualidade de consumo. Tais lagos suportam espécies aquáticas que necessitam de águas frias e bem oxigenadas, como a truta do lago. Lagos oligotróficos são geralmente encontrados nas regiões frias do mundo onde a mistura de nutrientes é rara e lenta devido às baixas temperaturas das águas do lago.
O excesso de fósforo pode gerar o aumento de algas, o que causa a eutrofização, isto é, o enriquecimento do ambiente aquático que causa o acúmulo de matéria orgânica em decomposição.
Estes lagos têm grandes áreas de vegetação aquática e estão frequentemente sujeitos a florações de algas, tendo por isso níveis mais baixos de oxigénio. O Lago Barron na Baía da Geórgia é um bom exemplo de um lago eutrófico. Este lago está rodeado de zonas húmidas. Os diferentes lagos oferecem diferentes oportunidades recreativas.
Efeitos da deficiência e excesso de fósforo Apesar de ser abundante na alimentação e de fácil absorção, problemas como alcoolismo, diarréias, vômitos, pancreatite, bem como o uso de antiácidos gástricos em tratamentos prolongados, podem causar deficiência de fósforo.
o diferença chave entre lagos oligotróficos e eutróficos é que o lagos oligotróficos contêm um nível muito baixo de composição de nutrientes enquanto lagos eutróficos contêm uma quantidade muito alta de composição de nutrientes.
oligotrófica (ETI 0-40, tendo a menor quantidade de produtividade biológica, “boa” qualidade da água); mesotrófica (ETI 40-60, tendo um nível moderado de produtividade biológica, “justa” qualidade da água); ou eutrófica a hipereutrófica (ETI 60-100, tendo a maior quantidade de produtividade biológica, “má” qualidade da água).
Qual é a diferença entre os lagos oligotróficos e eutróficos? Os lagos oligotróficos são tipicamente pobres em nutrientes e ricos em oxigénio, enquanto que os lagos eutróficos são ricos em nutrientes e pobres em oxigénio.
12.2 ÁGUAS EUTRÓFICAS E OLIGOTRÓFICAS A água com uma elevada concentração de nutrientes se denomina eutrófica, e aquela com baixa concentração de nutrientes, oligotrófica. Estes termos são úteis quando se descrevem ecossistemas de lagoas.
O lançamento de esgoto in natura é uma das principais causas de eutrofização em grandes centros urbanos. Sem luz, todos os demais organismos fotossintetizantes, que oxigenam à água, acabam morrendo. Com isso, rapidamente os níveis de oxigênio reduzem no corpo hídrico, matando muitos organismos aeróbicos que viviam lá.
A eutrofização ocorre em razão do acúmulo de nutrientes, principalmente o fósforo e o nitrogênio. A grande quantidade de nutrientes, aumentada também pela morte das algas, ajuda na reprodução e aumento exagerado de bactérias aeróbias. ...
Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
O principal efeito do aumento da concentração de fósforo nas águas superficiais é a eutrofização, responsável pelo aparecimento de cianotoxinas (microcistinas). As microcistinas (MC) constituem um risco para a saúde pública, havendo então uma grande necessidade de evitar a contaminação das águas com fósforo.
# A recuperação de lagos eutrofizados deve se dar no sentido de eliminar o excesso de energia através da redução da concentração de nutrientes e compostos orgânicos neles lançados. # Para tanto, a primeira e indispensável medida é o controle das fontes geradoras de eutrofização artificial na bacia de drenagem.
Uma das soluções que se tem demonstrado altamente funcional é a biomanipulação. Esta consiste em controlar os organismos que vivem nos corpos de água, assim como dos seus habitats, e na utilização das suas relações tróficas para reduzir a biomassa de algas.
FORMAS DE ABSORÇÃO PELAS CULTURAS O fósforo é absorvido pelas plantas sob a forma de ânions h3PO4- em solos ácidos e HPO42- , é um nutriente altamente dependente de acidez e umidade do solo.
O excesso de fósforo pode gerar o aumento de algas, o que causa a eutrofização, isto é, o enriquecimento do ambiente aquático que causa o acúmulo de matéria orgânica em decomposição.
O fósforo tem numerosas funções críticas no organismo, está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, dando-lhes maior solidez; participa ativamente do metabolismo dos glicídios, atua na contração muscular, entre outras funções.
Efeitos da deficiência e excesso de fósforo Apesar de ser abundante na alimentação e de fácil absorção, problemas como alcoolismo, diarréias, vômitos, pancreatite, bem como o uso de antiácidos gástricos em tratamentos prolongados, podem causar deficiência de fósforo.
Sua principal função no organismo é de formação da estrutura óssea na construção e manutenção do esqueleto animal dando suporte aos órgãos e músculos. No osso, o fósforo está intimamente combinado com o cálcio na forma de hidroxiapatita.
O fósforo é um dos principais componentes dos ossos e dentes Esse elemento exerce diversas funções essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, participa ativamente do metabolismo dos glicídios e atua na contração muscular.
Tabela de Alimentos
Outra opção para o uso desse adubo orgânico é misturar as cascas trituradas à terra, na hora de plantar.
Os termos fósforo e fosfato costumam ser análogos no que se refere ao exame realizado, mas o que é dosado é a quantidade de fosfato inorgânico presente no sangue. Os fosfatos são vitais para produção de energia, funcionamento de músculos e nervos e crescimento ósseo.
O exame de fósforo no sangue normalmente é recomendado quando há níveis alterados de cálcio no sangue, quando há suspeita de problemas no trato gastrointestinal ou renal, ou quando a pessoa apresenta sintomas de hipocalcemia, como cãibras, sudorese, fraqueza e formigamento na boca, mãos e pés.
A hipofosfatemia caracteriza-se por concentração plasmática de fosfato < 2,5 mg/dL (0,81 mmol/L). As causas incluem alcoolismo, queimaduras, jejum e uso de diuréticos. As características clínicas incluem fraqueza muscular, insuficiência respiratória e insuficiência cardíaca; convulsões e coma podem ocorrer.