EQST

Qual A Cultura Do Barroco?

Qual a cultura do barroco?

O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por isso, toda a cultura desse período, incluindo costumes, valores e relações sociais, é chamada de "barroca".

O que representou o barroco?

O que é o barroco (arte e estilo): O estilo barroco é marcado pelo rebuscamento, requinte e exagero de adornos. ... Nascido de uma livre interpretação das formas clássicas, o estilo representava uma oposição ao racionalismo do Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade.

Quais eram os pilares do barroco na arte?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

Qual era o estilo de barroco?

Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Onde podemos encontrar o estilo barroco?

A arte barroca surgiu na Itália e se consolidou a partir do século XVII na Europa e América. Este movimento se inspirou nas obras artísticas da Antiguidade clássica e buscou restituir a força da Igreja Católica, abalada pela Reforma Protestante.

Como podemos definir o barroco no Brasil?

O barroco no Brasil ocorreu entre 1601 e 1768, e sofreu influência das medidas da Contrarreforma Católica, ocorrida na Europa. Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo.

O que é o movimento barroco?

Literatura. Barroco é o nome de um estilo de época surgido no final do século XVI, na Itália, e caracterizado por forte influência religiosa, devido ao contexto histórico marcado pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma. ... Desse modo, o estilo configura-se, basicamente, na aproximação dos opostos.

Que outra denominação recebeu o barroco brasileiro?

O barroco, também chamado seiscentismo, foi uma tendência artística que reagiu ao otimismo antropocentrista do Renascimento, tendo dominado a literatura, a arquitetura e as artes plásticas no século XVII.

Qual o papel da Igreja com relação a arte barroca?

A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.

Por que o barroco tem elementos tão exagerados?

A arte barroca extrapolou as formas rígidas do Classicismo, pois os artistas procuraram novas dimensões para materializar as criações. A estética barroca une a dramaticidade e o exagero através da assimetria e da deformação.

Quais foram as principais características da arquitetura do barroco brasileiro?

Nesse período artístico, recorria-se a manipulações visuais para alongar as perspectivas das construções, como com as paredes côncavas e convexas. Também são características da arquitetura barroca o emprego de cártulas, frontões interrompidos e colunas torsas – que, muitas vezes, atravessam pavimentos.

Como podemos definir o homem barroco?

Barroco na Literatura. O homem deste período está entre o céu e a Terra. Mesmo se valorizando, ele vivia atormentado pela idéia do pecado,então vivia buscando a salvação.

Onde podemos encontrar elementos do barroco no Brasil?

Minas Gerais detém o maior acervo Barroco do Brasil, com construções ricas em detalhes e elementos cobertos por uma camada de ouro. Também eram utilizadas cores fortes, figuras de anjos e altares de madeira.