Normalmente, a preferência é dada para a carne de primeira, por ter menos gordura, assim você evitará que se forme aquela desagradável “nata” branca sobre a carne. O patinho é perfeito, mas você também pode mandar moer o coxão duro, o coxão mole ou o lagarto, pelo mesmo preço. Moer carnes mais caras é um desperdício!
Dentro da dieta, o indicado é o consumo de carnes magras e, na hora de escolher a carne para o corte, opte por patinho, músculo ou maminha, que já é o primeiro passo para diminuir o valor calórico dos seus preparos.
Evitá-las em sua dieta pode ser um erro, pois em apenas 100 gramas de carne moída magra existem mais de 27 gramas de proteína. Embora uma porção também contenha 11 gramas de gordura, o que separa a carne de seus concorrentes são todas as vitaminas e minerais adicionais que ela contém.
Sem gordura: Patinho e paleta, por exemplo, são cortes com menos gordura, que rendem pratos como quibe cru e steak tartare. O patinho também é a carne mais usada para preparar refogada no dia a dia, como o coxão duro.
As carnes de primeira São elas: baby beef, maminha, coxão mole, lagarto, contrafilé, patinho, picanha, filé mignon e alcatra.
patinho
Carne moída é uma carne que foi cortada em pedaços, resfriada e colocada em um moedor, de acordo com o site Chow (em inglês). Carne para hambúrguer também é carne moída.
Como lavar carne moída
Complete seu carrinho com estes produtos
Substituindo contrafilé por acém Explico: mais barato ainda é o acém ou o peixinho, que custam R$ 14,00 o quilo e que também podem “render” ótimos bifes, só que de panela. Isso porque estas carnes são mais duras que o contrafilé ou o patinho (que custa R$ 25,00 o quilo) mas, cozidas na pressão, ficam super macias.
Qual o melhor uso para o tipo de segunda?
1. Vá além das carnes nobres, procure uma carne boa e barata para churrasco
10 itens que não devem faltar em uma lista de compras para churrasco
Separamos aqui as principais dicas para você fazer o seu!
Na hora de pedir a carne para churrasco , atente-se a alguns pontos: “Cortes como picanha, a camada de gordura é muito importante. Deve ter uma gordura firme, aproximadamente 1 cm de espessura. E procure uma picanha com marmoreio, que significa pontos de gordura entremeada na carne”.
Para um bom churrasco, a carne deve ser assada apenas pelo calor do fogo, jamais pelas labaredas dele. Por isso, é fundamental que, no momento em que os cortes forem para a churrasqueira, o carvão todo já esteja em brasa. Se houver chamas, a tendência é que a carne fique queimada por fora e crua por dentro.
Vamos sugerir duas técnicas que são consideradas simples e seguras para quem vai acender o fogo pela primeira vez. Em uma delas, basta depositar o carvão na churrasqueira e despejar álcool por cima dele. Aguarde alguns minutos enquanto o carvão absorve o álcool, e aí sim jogue de longe um palito de fósforo aceso.
Encante os seus amigos: saiba como fazer um churrasco incrível