A Zona Temperada é uma das Zonas térmicas da Terra, e sua área está compreendida entre os trópicos e os círculos polares, apresentando estações do ano bem definidas com verões quentes e invernos frios. ...
Zonas temperadas: compreendem as áreas cujos raios solares atingem a superfície de maneira não muito inclinada e nem perpendicular, essa característica produz temperaturas amenas. ... Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta. As principais zonas térmicas.
O globo terrestre está classificado em cinco zonas térmicas, as principais são: zona tropical ou intertropical, zonas temperadas e zonas polares.
Ao observarmos a figura 2, é possível notar que a maior parte do território brasileiro localiza-se na Zona Intertropical, definida pelos trópicos de Câncer, no Hemisfério Norte, e de Capricórnio, no Hemisfério Sul.
Regiões polares ou zonas polares são zonas térmicas da Terra, e constituem-se nas regiões compreendidas ao Norte do Círculo Polar Ártico, e ao Sul do Círculo Polar Antártico. Nas zonas polares a radiação UV que se recebe é mínima, o índice UV não ultrapassa o valor de 5.
As zonas polares são caracterizadas pelo clima frio e seco, pouco habitado e que vêm sofrendo com o aquecimento global. A vegetação desses lugares é a Tundra, que é uma vegetação rasteira, que geralmente aparece na transição de inverno para primavera. Além disso, os Polos estão localizados nos pontos extremos da Terra.
O planeta Terra possui duas regiões polares, sendo elas o Polo Norte e o Polo Sul, as quais são as regiões mais frias que existem. O Polo Norte está localizado no Hemisfério Setentrional ou Boreal.
O clima polar predomina nas regiões de altas latitudes, nos extremos norte e sul da Terra. Nessas regiões são registradas as mais baixas temperaturas do planeta. Esse clima não possui estações do ano definidas, com verões quentes e invernos frios, e raramente o gelo que cobre o solo desses locais derrete.
Vegetação. A tundra, formação vegetal própria do clima polar ou glacial, é muito rasteira, constituída por ervas, musgos e líquens. Contudo, podem surgir alguns raros e dispersos tufos de arbustos e árvores anãs. ... Tais regiões, quando não completamente cobertas por gelo, apresentam a tundra.
A Tundra é a vegetação típica do ártico e inclui flores, arbustos anões, ervas, gramíneas, musgos e líquens. É, em geral, caracterizada pela adaptação à fina camada de solo e alimenta-se da matéria orgânica que permanece congelada durante todo ao ano.
- Praticamente não chove nas regiões de clima polar. O que ocorre é a queda de neve, numa quantidade média anual de 150 milímetros. - A umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão. - No inverno, a temperatura média anual fica em torno de -30 C (pode atingir até -60°C).
O Polo Norte é consideravelmente mais quente do que o Polo Sul, porque está cercado por um oceano que atua como um reservatório de calor. No inverno (entre janeiro), a temperatura no Polo Norte pode variar de -43 a -26 °C, com uma média de -34 °C. A temperatura média no verão (entre julho) é em torno de 0 °C.
As principais semelhanças entre as regiões polares Norte e Sul são o clima, com baixas temperaturas registradas; grandes concentrações de água doce congelada, além da atração de espécies animais, principalmente marinhas.