Dá para ter uma ideia de quanto seu filho vai crescer. Basta fazer uma conta simples. Para meninos, pegue a altura do pai, some 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois. Para meninas, pegue a altura do pai, subtraia 13 cm, some com a altura da mãe, e divida por dois.
Durante a pré-adolescência, tanto meninas quanto meninos experimentam um rápido crescimento em altura, embora as meninas tendam a crescer um pouco mais rápido do que os meninos. Também ocorrem mudanças na forma do corpo, com a distribuição de gordura mudando e ocorrendo o desenvolvimento dos seios nas meninas.
O trabalho que descreveu a altura de parcela representativa de adolescentes das cinco regiões do Brasil mostrou que os adolescentes da região Norte figuram a menor altura média do país, apresentando diferença em relação aos de regiões mais desenvolvidas, como Sul e Sudeste. Entre as cinco regiões, as alturas médias – dos 12 e 17 anos – variaram respectivamente de 158,6cm (Norte) a 161,6cm (Centro-Oeste) para as meninas e de 171cm (Norte) a 174,3cm (Sudeste) para os meninos.
Desse modo, seu filho(a) terá uma infância feliz e saudável! E você poderá se preocupar um pouquinho menos (se é que isso é possível, pois pai e mãe dormem com um olho aberto e outro fechado).
Os autores fizeram uma análise de dados obtidos do ERICA, uma extensa descrição da prevalência de fatores de riscos cardiovasculares e síndrome metabólica em adolescentes de 12 a 17 anos realizada por pesquisadores de todas as regiões do Brasil. A pesquisa possibilitou associações entre a altura dos indivíduos com fatores regionais, socioeconômicos, nutricionais, educacionais e étnicos.
Mas essa época é marcada por muitas mudanças dentro do pequeno universo dos bebezinhos. É uma época de crescimento – bastante crescimento – e do desenvolvimento das habilidades motoras.
É importante ressaltar que esses valores são apenas uma média e podem variar de criança para criança. Fatores como genética, saúde, alimentação e prática de atividades físicas podem influenciar o crescimento e desenvolvimento de uma criança.
Muito boa a abordagem da outra resposta: ‘Uma mulher é considerada alta quando ela atinge a altura média do homem de sua região.’ Faz sentido, até mesmo porque ela vai estar bem acima da média das outras mulheres. No Brasil, cuja média é de 1,61 m para elas e 1,73 para eles, uma mulher de 1,68–1,70 m já é alta.
Chegamos enfim a uma idade mais complexa, um período onde a personalidade dos filhos se desenvolve e começa a dar os passos mais marcantes, inclusive manifestando seu humor.
2 respostas E normal ter quase quatorze anos e ter qua se 1,80 olá, quando comparamos sua altura com a maioria da sua idade provavelmente você está em um percentil elevado. Isso não significa doença ou problemas, lembrando que a altura possui influência de fatores genéticos, alimentares e ambientais.
No Brasil um homem com mais de 1,70m são considerados altos e mulheres com mais de 1,65 são consideradas altas, assim, pela média da altura brasileira a maioria das pessoas tem entre 1,60m a 1,80m, então, as pessoas abaixo disso são consideradas baixas.
Fique tranquilo(a), pois essa dúvida é muito mais comum do que você imagina. Definir a altura ideal para cada idade é complexo, uma vez que não se trata apenas da consulta a uma tabela de médias: cada caso deve ser avaliado com muita cautela por um médico que levará em conta os fatores relacionados à saúde e à genética da criança.
Além disso, vale destacar que a média entre meninos e meninas é variável. Enquanto as meninas crescem de 8 a 10 cm/ano nesta “última fase”, os meninos crescem de 10 a 12 cm/ano, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Então, ao desconfiar se seu filho está acima ou abaixo do peso ideal e se isso representa algum perigo para a saúde dele, o ideal é levá-lo até um profissional pediatra e esperar que ele dê o parecer após a avaliação. Só ele saberá analisar as variáveis que vão determinar se ele está ou não no peso e altura ideais.
Para os rapazes, a altura média nessa faixa etária costuma variar entre 1,70m e 1,80m, dependendo de vários fatores como genética, alimentação e exercícios físicos. Já para as moças, a altura média geralmente fica entre 1,60m e 1,70m.
Nessa fase nossos filhos já estarão nos primeiros anos da escola, muito mais desenvolvidos e identificar qualquer problema em seu desenvolvimento é muito mais fácil.