Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa.
Considerado um dos principais nomes da Literatura mundial e portuguesa, o escritor Fernando Pessoa possui diversos heterônimos. Considerado um dos principais nomes da Literatura mundial e, em especial, da Literatura Portuguesa, Fernando Pessoa foi um escritor, poeta, redator e tradutor.
Fernando Pessoa é um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa. Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo.
Como protesto, Fernando Pessoa escreveu dois manifestos contra a censura dos livros. Seu primeiro livro em português — Mensagem — foi publicado em 1934. Por essa obra, o poeta, que morreu em 30 de novembro de 1935, em Lisboa, ganhou o Prémio de Poesia Antero de Quental.
Das quatro obras que Fernando Pessoa publicou em vida, três são em inglês: “Antinous”, “35 Sonnets” e “Inscriptions”. Na obra “Mensagem” (1934), o poeta faz uma réplica de Os Lusíadas a partir de uma perspectiva nacionalista mística.
Essa obra é considerada uma homenagem ao principal poeta de língua portuguesa, Camões. Isso porque cada uma das partes do livro Mensagem retrata uma história de Portugal. Pessoa, de certo modo, era memorialista e utilizava palavras do português arcaico como palavras do português atual.
O poema Lisbon Revisited (1923) traz a irritação do poeta consigo mesmo e com os outros, o ceticismo e a angústia.
A primeira edição de "Mensagem", do poeta português Fernando Pessoa, hoje comemora aniversário de 75 anos. O livro --o único em português publicado pelo escritor em vida-- foi lançado no dia 1 de dezembro de 1934, um ano antes da morte de Pessoa.
Entre as principais características da obra de Fernando Pessoa está o “espírito do mal do século”, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.
Características. Ricardo Reis é a personalidade que se identifica com os clássicos da Antiguidade. Seu espírito reflete a doutrina de Epicuro, caracterizada pela identificação do bem soberano com o prazer, o qual há de ser encontrado na prática da virtude e na cultura do espírito.
Significado de Heterônimo substantivo masculino Outro nome, de pessoa imaginária, a quem um escritor atribui a autoria de certas obras suas, obras com características e tendências próprias, diversas das do autor verdadeiro: os heterônimos de Fernando Pessoa.