Fatores internos, como memória, experiência, humor e estresse, e fatores externos, como o ambiente de trabalho, a exposição e a performance, por exemplo, se combinam para influenciar a nossa percepção e as decisões que tomamos.
29 sinônimos de percepção para 6 sentidos da palavra percepção:
Dentre as principais características da percepção, pode-se citar: atenção; interpretação; sensação.
4 dicas para fazer um evento de audição do seu disco
Percepção auditiva musical. Por música se entende a combinação de sons de modo agradável ao ouvido. ... A música é, assim, constituída de som, a sensação produzida pelas vibrações acústicas no ouvido, e tempo.
A música também está relacionada ao processo educativo, pois contribui para a ativação da memória e do raciocínio lógico. Ela desenvolve algumas áreas do cérebro de formas que nenhuma outra linguagem é capaz, tornando-as mais poderosas. Além disso, também auxilia no aprendizado matemático e na percepção espacial.
A musicalização é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, como cognitivo, linguístico e social. Além de estimular a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos seus movimentos.
Você sabia que a música pode auxiliar no desenvolvimento infantil? ... Não é de hoje que a música vem sendo apontada como uma das áreas de conhecimento que mais impulsionam o desenvolvimento infantil. A linguagem musical promove a integração entre o corpo e a mente, a sensibilidade e a razão, a técnica e a criatividade.
Música para quê? Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.
(BNCC, 2017, p. 154). A música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para várias aprendizagens, para um melhor desenvolvimento das crianças em seu relacionamento humano.
Como incentivar e trabalhar a musicalização infantil
Para estimular o ritmo na criança, pode-se bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas, entre outros. Toda criança é dotada de ritmo que se manifesta antes mesmo do nascimento, cabendo ao professor aperfeiçoá-lo e adaptá-lo, em inúmeras oportunidades (VERDERI, 1998).