São eles: Eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.
As quatro habilidades do inglês são reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar). Essas quatro habilidades devem ser desenvolvidas por qualquer pessoa que deseja ser fluente em inglês. Claro que algumas pessoas querem mais falar do que escrever.
Habilidades e competências necessárias para desenvolver a escrita e a leitura
De acordo com estudos realizados acerca dos fatores que influenciam a leitura, constatou-se quais as competências fundamentais para o processo de alfabetização: consciência fonológica, familiaridades com textos impressos, metalinguagem, consciência fonêmica, conhecimento do princípio alfabético, fluência, vocabulário e ...
A arte de escrever, assim como qualquer outra habilidade, precisa ser exercitada periodicamente....Desenvolver a habilidade da escrita
Qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certo assunto, fazer determinada coisa; capacidade, habilidade, aptidão, idoneidade.
Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.
Competência é a capacidade de um indivíduo executar uma tarefa corretamente. As competências fornecem um guia estruturado que permite a identificação, avaliação e desenvolvimento dos comportamentos dos empregados individualmente.
As competências socioemocionais servem para crianças e adultos aprenderem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades. Assim, conseguem gerenciar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas, tomar decisões de maneira responsável, entre outros.
Chamadas de competências socioemocionais ou não cognitivas, elas contribuem para a formação de um cidadão socialmente responsável, que sabe lidar com as próprias emoções e se posicionar nas relações com o mundo.