Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros.
O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária.
Quão grande é a variedade de textos que participam do nosso cotidiano! Propagandas, jornais, revistas, correspondências. ... São os chamados Textos Instrucionais. Os mesmos têm função única e exclusivamente informativa.
A questão da linguagem é um exemplo nítido desta ocorrência. Diante disso, daremos ênfase aos aspectos estruturais dos chamados textos instrucionais, os quais pertencem aos gêneros textuais, cuja finalidade do discurso é de instruir, orientar sobre algo.
Gênero Instrucional: Serve para instruir alguém a fazer ou a usar algo. Alguns exemplos: Receitas, Bulas de remédio, Boletos, manuais de eletrodomésticos e dentre outros.
Para tanto abordaremos dois Gêneros da ordem do instruir: Receita Culinária e Manuais de instrução, enfocando as marcas constitutivas de textos-enunciados dos gêneros: contexto de produção, conteúdo temático, construção composicional e estilo.
Resposta. Resposta: Manuais de eletrodomésticos, jogos eletrônicos, receitas culinárias, rótulos de embalagens de uma forma geral, entre outros.
É um texto que exige muita precisão, pois qualquer troca ou falta de um dos materiais ou ingredientes causa problemas na execução da tarefa. Apresenta uma organização lógica. Essa ordem pode obedecer: * a uma sequência cronológica ( um passo só pode ser feito depois de outro);
O texto instrucional é muito interessante para ser trabalhado em sala, pois faz parte do cotidiano do aluno e pode ser uma excelente estratégia para aproximar a turma. ... Após essa fase, monte com eles a estrutura desse tipo de texto e indique quais gêneros o exemplificam.
As listas são excelentes pois facilitam a leitura e compreensão do texto. A importância das imagens em um artigo de texto está diretamente ligada à criação do conteúdo para chamar a atenção dos visitantes e aumentar o engajamento e reconhecimento de marca.
Bulas de remédios, manuais de instruções e receitas culinárias são exemplos de textos instrucionais muito acessados em nosso cotidiano. Resfetamol reúne em sua fórmula uma associação clássica, indicada nos processos nos quais a cefaleia, febre, coriza, dores musculares e congestão nasal são sintomas presentes.
Os textos instrucionais circulam em contextos diferentes, a depender do gênero discursivo que for considerado. Um manual que ensine um consumidor a instalar um novo aparelho, por exemplo, terá uma circulação muito restrita, porque estará disponível somente às pessoas que adquirirem tal aparelho.
A clareza textual está relacionada à coerência e à coesão, dois recursos que não devem faltar em um bom texto. Ela diz respeito à maneira como as ideias são organizadas a fim de que o objetivo final seja alcançado: a compreensão textual.
No texto, predomina a tipologia instrucional, uma vez que seu propósito comunicativo é conscientizar o leitor acerca do que são pichação e grafitagem, a fim de convencê-lo a não cometer crimes.
O propósito comunicativo compreende o elemento que garante ao texto a ideia de que gênero este pertence. Isto é, trata-se primeiramente das seguintes questões: qual a finalidade de tal estrita? E assim, entender para quem será escrito e destinada tal obra.